Minhas Canções.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tanabata - Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri (japonês: 七夕祭り, "Festival do Tanabata"), ou simplesmente Tanabata (japonês: 七夕, jukujikun significando "Sétima Noite", ou, raramente, 棚機, significando algo como "Ponte do Tecelão"), é uma comemoração de origem japonesa que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano.
A Lenda que deu origem à comemoração
Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã".
Certo dia Tentei (天帝) o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.
Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.
Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
O significado do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar
Assim como a Cultura Maia os costumes de Okinawa consideram a existência de uma relação entre a Lua e o Sol e observam a diferença de um dia entre estes dois calendários, que no Japão corresponde ao Tanabata.
A Lua gira em torno da Terra:
A cada ano 13 vezes em ciclos de 28 dias, completando um ciclo anual de 364 dias (dividido por 7 = 52 semanas)
A Terra gira em torno do Sol num ciclo que se completa em aproximadamente 365 dias
A diferença entre estes ciclos do Sol (365 dias) e da Lua (364 dias) corresponde a 1 dia "(neutro)". Assim, o ano teria 52 semanas mais 1 dia neutro, o Tanabata, dia 07 do sétimo mês do calendário lunar.
Ritual
Tradicionalmente são colocados pedidos em galhos de bambu, que são escritos em tiras de papel.A maioria pede um namorado, mas dessa vez muita gente pensou nos atingidos pelo terremoto e o tsunami no ano passado, desejando que eles tenham forças para se recuperar.

Abençoados sejam todos.
Lua

Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tanabata

8 comentários:

  1. Amei essa postagem, muito bonita!
    Um grande beijo!!!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga pela visita.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  2. Amei a prece amiga deu certo, mas só não entendi o negocio da tesoura rs,rs Ai como sou lerda kkk, vou esperar a postagem para entender melhor e deixa te perguntar: Minha amiga tem um caça sonho feito de penas, isso adianta? beijinhos, desculpas amiga pela minha chatice, beijos☻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga você nunca é chata!!!!
      1º a tesoura de "aço", representa o elemento terra, o aço é um poderoso elemento para afastar o mal.
      Caça sonhos,é um amuleto da cultura indígena ojibwa (ou chippewa), poderoso para afastar os maus espíritos que possas nos ameaçar quando dormimos.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir
  3. Oi!
    Pois é o aço é um elemento usado em muitos rituaus e acessórios,em muitas religiões.Bem muito legal,você sempre esta nos mostrando a cultura,os costumes e religiões de vários lugares,no qual contribui para o nosso conhecimento.
    Feliz fim de semana com muita paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga por sua visita tão especial por aqui.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  4. Olá querida amiga, sempre que posso venho aqui "beber" informações e sempre saio em paz sentido as boa enérgias que emanam de tudo que encontro no teu Blog... Essa mensagem é belíssima! Tenha um feliz e iluminado finalzinho de domingo!
    Sempre muita luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga por suas palavras generosas.
      Beijinhos de alecrim.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.