Minhas Canções.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os 7 Deuses da Sorte Japonês

Shichi Fukujin (???) são sete deuses de boa sorte (fortuna e felicidade) no Xintoísmo, mitologia japonesa e folclore japonês. Costumam ser representados em conjunto, na forma de estátuas, miniaturas ou gravuras, às vezes a bordo do takarabune (barco dos tesouros).
Os japoneses consideram o 7 um algarismo repleto de mistérios, da mesma forma que no Ocidente, onde temos os sete pecados capitais e as sete maravilhas do mundo. No budismo japonês, há a crença de que a alma precisa reencarnar sete vezes até alcançar a iluminação, e que sete semanas de lamentação devem ser seguidas depois de um falecimento. Há também o costume de comer no dia 7 de janeiro o mingau de arroz temperado com nanakusa, as sete ervas da primavera. Arranjos com as sete flores do outono homenageiam a entrada dessa estação. No idioma japonês arcaico, o ideograma que representava a felicidade era formado por três números 7.
Benzaiten ( 弁才天 , 弁财天 ) é o japonês nome para o hindu deusa Saraswati . Culto de Benzaiten chegou ao Japão durante o sexto através de séculos 8, principalmente através dos chineses traduções da Sutra da Luz Dourada , que tem uma seção dedicada a ela. Ela também é mencionado no Sutra de Lótus e, muitas vezes retratado segurando uma biwa , um alaúde japonês tradicional, em contraste com Saraswati, que detém um instrumento de cordas conhecido como Veena . Benzaiten é uma entidade altamente sincrética com tanto um budista e um Shinto lado.
Seria uma das duas mulheres do grupo, posto que quase nunca colocam Kuan Yin, que é a deusa da cura e da compaixão. Benzaitein representa a arte e a delicadeza, sendo sempre representada com um instrumento musical nas mãos. Seu estilo de combate no famoso templo Shaolin em Henam na China, prima por torçoes e quebramentos.
Bishamon
Por ser um dos quatro guardiões do budismo, usa trajes de guerra e segura uma lança em sua mão, às vezes com uma roda do fogo (halo). A esse deus japonês muitas funções são atribuídas, mas na maior parte apresenta-se como um deus da guerra, distribuidor da riqueza. O tesouro nesse caso são os ensinamentos de Buda. Ele é o promotor dos missionários das palavras de Buda e nesse sentido tem atribuição de guerreiro. Protege contra os demônios e contra as doenças. É o guardião do ponto cardeal Norte. Não deve ser confundido com o deus da guerra (Hachiman). Ter a figura desse deus em casa, afugenta ladrões e preserva os bens das família.

Daikoku, o deus da prosperidade e fartura.
É o mais alegre dos deuses. Sendo representado como um homem gordo que traz prosperidade, riqueza, fartura e da produção; sendo patrono dos fazendeiros. É muito popular entre os agricultores japoneses, pois protege as colheitas. Aparece em pé, sobre sacos de arroz, sorrindo, e traz na mão um martelo de madeira (a cada batida faz surgir moedas de ouro). Simbolicamente a martelada representa trabalho. A imagem de Daikoku tanto em forma de estatueta ou pintura, garante progresso profissional e enriquecimento ligado ao trabalho.É representado pelo rato.
Ebisu
É o deus da sinceridade. Representa honestidade e trabalho. Ele é o protetor dos pescadores, navegantes e comerciantes. Geralmente é representado na figura do pescador, pois sempre está com a cumbuca e uma vara de pescar. Dizem que Ebisu não dá o peixe, mas ensina pescar. Ter sua figura em casa ou no estabelecimento comercial garante sucesso nos negócios.
Fukurokuju
Fukurokuju (福禄寿) (do japonês fuku , "felicidade"; roku , "riqueza", e ju , "longevidade").É o deus da felicidade, da longevidade e da boa sorte. Seu nome é composto pelos ideogramas fuku (felicidade, sorte ), roku (riqueza) e ju (vida longa). Diz a lenda que esse deus foi um sábio chinês. É mostrado com uma testa muito elevada. Na maior parte é acompanhado com um veado, um símbolo do longevidade, às vezes por uma tartaruga. Quem ganhar uma estatueta ou pintura de Fukurokuju tende a ficar popular e garante longevidade. Passar a mão na careca dele, melhora sua inteligência.
Hotei
Budai ( chinês : 布袋 ; pinyin : Budai ), ou Hotei em japonês. É o senhor da magnanimidade, da generosidade humana. Vive rindo, sempre de bom humor, e por isso mesmo, traz saúde e felicidade, pois está sempre satisfeito com o que tem. Dizem que Hotei tem recurso interior para todos que queiram atingir a serenidade completa e sabedoria búdica. Geralmente é representado com uma enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen avantajado não simboliza a gula, pelo contrário, é símbolo da satisfação.
Hotei, conhecido como o "Buda gordo", é na verdade a representação de um monge chinês frequentemente encontrado em templos, restaurantes e amuletos. No folclore da China, ele acabou sendo associado a Maitreya. Para os japoneses, o "hara" (ventre) representa o coração e personalidade, portanto seu vasto "hara", representa grandiosidade de espírito.
No Ocidente ele é muitas vezes erroneamente visto como uma representação do Buda Siddhartha Gautama. Segundo a crença popular, apreciar uma pintura ou ter uma estatueta de Hotei espanta as preocupações.
Jurojin
No Japão , Jurōjin (寿老人), também conhecido como Gama , é um dos sete deuses da sorte ou Shichi-fuku-jin , de acordo com taoístas crenças. Ele é o Deus da longevidade. Ele é representado com uma longa barba branca, trazendo na mão um cetro (saku) sagrado ou um bastão onde esta pendurado um pergaminho (makimono) contendo as escritas da sabedoria mundial. É também considerado um deus da ecologia, porque geralmente é retratado junto de uma garça tipo grou (tsuru), uma tartaruga ou um veado. Esses animais são na verdade símbolos de longa vida. As vezes Jurojin é representado com um pote de saquê e só permite que a morte se aproxime quando a pessoa esta preparada para evoluir espiritualmente. Apreciar uma pintura de Jurojin diariamente traz sabedoria e longa vida.
Pesquisa: wikipedia
Que os Deuses da Sorte abençoe a todos nessa linda 5ª feira.
Abraços de alegria.
Lua.
Imagens retirada da Google.

32 comentários:

  1. Oi, querida Lua. Vim lhe agradecer o carinho de sempre e te desejar uma abençoada tarde de quinta-feira.
    Grande abraço.
    Tati.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida Tatiane pelo carinho.
      Beijinhos brilhantes.
      Lua.

      Excluir
  2. Querida amiga Lua, amei sua postagem!!! É sempre um prazer enorme visitar o seu Blog.
    Beijos com muito carinho e amizade
    Lita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma alegria te receber por aqui, querida amiga.
      Beijinhos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  3. Una vez más, la nobleza del corazón me demuestra el digno don de la amistad para continuar alimentándolo a tu lado…

    Un abrazo con ternura
    Y un beso con dulzura

    María del Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras sempre aquece meu coração.
      Agradecida amiga.
      Beijinhos de canela.
      Lua.

      Excluir
  4. Espetacular postagem, Lua! Explicacao magnífica, nao sabia nada sobre essa complexa cultura e religiao... solo algo sobre Buda, suas postagens sao sempre muito especiais.
    Um beijo gramde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amiga.
      Beijinhos de cravo.
      Lua.

      Excluir
  5. Querida Lua,
    Achei muito interessante a sua postagem
    Obrigada por compartilhar
    Adoramos a sua visitinha e o seu carinho
    Tenha uma abençoada noite e tudo de melhor
    Beijinho afetuoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Verena e bichinhos é sempre uma alegria receber vocês por aqui.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  6. Minha querida e amada Lua

    sempre que venho ao seu cantinho encontro coisas lindas e sabedoria.

    obrigada pela visita, volte mais vezes, vc é muito querida.

    bjs

    selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada é sempre uma alegria te visitar e te receber.
      Beijinhos de serenidade.
      Lua.

      Excluir
  7. Oi Lua, vim agradecer suas palavras.
    Muito Obrigada.

    Parabéns pela postagem.


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga, seja sempre bem vinda.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  8. Olá Lua Negra
    Obrigada pela visita.
    Sabe Lua eu emprestava livros e quando ia buscá-los, "meus amigos" diziam que já tinha devolvido, sempre tive que comprar outro. Eu tinha uma revista muito interessante que emprestei na escola, agora ninguém sabe dela.Mas a hora que melhorar pego essa revista a força e vou mandá-la de presente para você, tem alguma coisa que fala do Buda, não sei se é verdade, mas antes preciso achar essa revista
    Um beijo forte
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sou uma apaixonada por livros.
      Espero que encontre suas revistas, vou aguardar, rsrs
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  9. Me quedo con el dios Daikoku. En una genial entrada. Enhorabuena

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para leva-lo, e junto vá toda a prosperidade e fartura para você, querido amigo.
      Seja sempre bem vindo.
      Beijinhos de harmonia.
      Lua.

      Excluir
  10. Amiga,

    Realmente eles cultuam muito esses Deuses!!!
    Bem o sei por morar aqui rs
    Muito bom sua divulgação.
    Os houvesse levam muito a serio suas tradições.
    Não sei se você sabe, mas a maioria dos estacionamentos não tem o número 4 e o 9, que são relacionados a morte.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei disso amigo, além de muitos Deuses, os orientais levam muito a sério sua religião e tradição, e isso me agrada muito.
      Beijinhos de camomila.
      Lua.

      Excluir
  11. Olá Bom dia!
    Menina, estou bem por fora dos Deuses Japoneses, é bem interessante, e quantos!
    Adoro suas informações...
    Bjs e um lindo dia para vc e sua família!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga pela visita.
      Volte sempre, pois sua passada por aqui é sempre motivo de alegria para mim.
      Beijinhos de avelã.
      Lua.

      Excluir
  12. Oi amiga, tem sorteio no blog Espaço do Saber, vem cá participar! adorei suas postagens. Bj grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querida, estou indo lá.
      Beijinhos de canela.
      Lua.

      Excluir
  13. Como sempre o seu blog contribuindo para aumentar o nosso conhecimento e consequentemente nossa cultura.
    Fica com Deus e um final de semana tão iluminado quanto você.
    Bjs!!!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, agradecida pelo carinho e pela preciosa amizade.
      Beijinhos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  14. Oláaa, vc tbm esteve ausente do blog assim como eu? E achei fofo demais o seu comentario deixado em minha casinha. Obrigada Lua. Sempre tão carinhosa e com tanta energia positiva para nos passar...
    Olha desconhecia esta parte da cultura oriental, sobre os Deuses e tal. Mas adorei ler e poder aprender mais sobre cada um.
    Legal.
    Beijos grandes pra ti.
    Andreza Canela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada, fiquei tão feliz de te visitar e saber das novidades.
      Te desejo meses de alegria e contemplação.
      Beijinhos brilhantes.
      Lua.

      Excluir
  15. Que saudade Lua! Eu vim cá, deixei um comentário, mas acho que vc esteve ausente por um tempão ;D
    Adorei o post! Na minha família são todos fixos no "7", mas eu só sou ligada ao "8", não sei porquê mas não gosto mesmo nada dos números impares :D
    Obrigada pela visita e comentário doce<3

    beij♥s, e um maravilhoso domingo :)

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive afastada por um tempo amiga, mais sempre é uma alegria te visitar.
      Beijinho de harmonia.
      Lua.

      Excluir
  16. Sempre tive curiosidade sobre estes 7! Via figuras e esculturas com eles mas nunca souberam me informar corretamente!
    Gratidão Lua.
    Beijos Mágicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma alegria compartilhar amiga.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.