Minhas Canções.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Iyáwo x Sacerdote

Iyáwo educado é aquele que ajuda os visitantes ao Templo de Orisá, isso vale dizer que o próprio Iyáwo seja homem ou mulher, lhe cabe manifestar as boas vindas para quem adentra no Templo consagrado ao Orisá.
Seja para consultar, realizar algum ritual, para visitar ou ainda assistir algum ritual publico o conhecido xirê de Orisá. Todos pensam que o sacerdote principal, aquele ou aquela que dirige o Templo tem um tempo disponível para dar atenção a todas as pessoas no Tempo.Infelizmente isso não é verdade, pois ele tem muitas obrigações, o ritual o consome e seu tempo o seu pouco e raro tempo vago servirão para seu descanso pessoal, ou para realizar outras tarefas sigilosas no Templo.
O Iyáwo é o espelho do Templo dedicado ao Orisá.
Clique abaixo e saiba mais...
Em terra yorubá existe um séquito especial parar acompanhar as pessoas que estão visitando ou tambem aquelas que precisam de algo, que somente os freqüentadores mais assíduos conhecem como ocorrem os procedimentos seja para tomar água, seja para usar um sanitário, e por sua vez outras coisas de ordem que possam acontecer dentro de um Templo.
Portanto o Iyáwo é necessário no Templo, é como se fosse um recepcionista de um hotel, o qual dará as reverencias  sociais ao visitante tornando a  sua estadia mais pacifica e produtiva, além de sentir-se bem consigo mesmo, pois sabemos que quando estamos a algum lugar distinto do nosso espaço conhecido tudo aquilo que possa vir a ser desagradável é revelado de forma assustadora, para aqueles que sofrem a tal situação.
No Templo o qual você freqüenta existe Iyáwo que recebe bem todos os convidados de Templo? Ele é amigo do Iyáwo,confiável e humilde?Pois afirmo que estamos carentes deles em terras brasileiras! O Iyáwo é o representante da comunidade quando nas festas de Orisá ou em outras situações dos rituais, para isso basta que o mesmo seja simpático e sensível aos desejos dos visitantes, a exemplo: ajudar uma senhora de idade a se sentar numa cadeira, isso é o mínimo de se esperar.
Oferecer um copo de água a alguém com sede, tranqüilizar uma pessoa, quando observar algum clima tenso, em algumas ocasiões às pessoas ficam nervosas ao entrarem em um recinto diferente do que as mesma não conhecem no seu cotidiano, um ambiente diferente, a situação em particular da pessoa, provocam este tipo de tensão também certamente um sorriso amigo de Iáywo servira como alívio.
Os Ogãns  e as Equedes cumprem o seu papel no Templo, mas supondo que na ausência de algum deles o Iyáwo mais capacitado será o cartão de visita do Templo.
Se o Iyáwo foi designado para tal tarefa, isso será importante para a organização do Templo, como também, será de suma importância, para que o visitante tenha uma boa impressão do mesmo, o qual ele está visitando seja pela primeira vez ou não.
De qualquer forma uma atenção bem dada poderá ser compreendida como um espaço onde qualquer pessoa poderá se sentir a vontade por sua vez estando apta a se corresponder ao que acontece no Templo seja por ritual, ao apenas por uma mera visita, que  como disse poderá ser a primeira ou a continua visita realizado de tempo em tempo, um simpatizante visando um Templo e que gosta de esta presente em datas especifica, ou não, pelo ambiente simpático e acolhedor, esse é o verdadeiro sentindo de um Templo Religioso.
È comum vermos, nos Templos “caras amarradas” e olhares desconfiados para quem vai visitar um Templo.
Seja pra ver um ritual publico, ou para apenas se consultar com o Sacerdote ou Sacerdotisa do Templo.
Porém vale lembrar a esses Iyáwos que tem esses comportamentos que repensem. O Iyáwo precisa entender que ele tem um sacerdote amigo e não apenas um Babalorisá ou Babalawo, do que um filho apenas, porem não pode abusar de superior.
Esse fato é grave, pois desafiar a quem nos cuida com asé, respeito, é a mesma coisa de brincar com uma faca afiada, e além de desrespeitar o Orisá de ambas as partes. O relacionamento entre pessoas é difícil todos sabemos disso, porem quando há respeito, paciência e dedicação tudo isso é superado.Por isso se você Iyáwo for de boca dura, que tem resposta pra tudo, se prepare pois virá rojão.Respeite seu superior no culto ao Orisá, pois no futuro você será um Sacerdote e irá querer que os outros lhe respeitem. Se você for do tipo indiferente, tome cuidado, pois Orisá não dará a você asé. Caso esteja contra o seu superior no culto, seja Babalorisa ou Babalawo.
Faça uma reflexão sobre suas atitudes e será saudável a você ver onde esta errando. Nunca persista no erro, em desafiar seu sacerdote. Por que fazer isso! Se seu sacerdote é bom pra você, será que você á procura de alguém para descontar suas frustrações de vida como um todo. Isso é errado, pois saiba que existem muitos Templos de Orisá, nesse mundo, em que o Iyáwo  Orisá como terra, mesmo não tendo feito nada, to cansado de ver isso. O crime deste argumento é quando o Sacerdote ou Sacerdotisa se acha poderoso, ou seja, a arrogância fala mais alto.  A tristeza é que tem muitos Sacerdote assim...
Dê valor ao Sacerdote que você tem, aquele que trata com humanidade, afinal quem cultua Orisá é gente como você
A minha tristeza é que situações como essa vem sendo corriqueiras nos Templos, tenho notado que o significado de Iyáwo para o culto de orisá vem se perdendo cada dia.
Para muitos Iyáwo é apenas o iniciante ao culto ao Orisá, que passa anos dentro do culto ao Orisá aprendendo as coisas necessárias, para a sua formação, desde que o sacerdote esteja interessado é claro em seu aprendizado pessoal, como pessoa e como cultuador de Orisá.
Iyáwo Orisá pode ser considerado a esposa do Orisá, e a princípio este termo está correto. Mas Iyáwo Orisá para nós tradicionalistas de Orisá, é a pessoa que manifesta a existência de Orisá, tanto sob o ponto de vista do transe, como o do asé a ser criado. Em síntese o Iyáwo Orisá representa a criação de Orisá, o ser previlegiado, o qual manifesta todos os atributos de seu Orisá em vida.
Se a esposa gera filhos, a mesma coisa acontecerá com o Iyáwo Orisá sob o ponto de vista figurado é claro de asé, o Iyáwo concebe filhos, por simbologia que se chama o asé criado e por meio de seu Orisá.
É pelo Iyáwo Orisá que se obtem o asé de nossos Orisá, e assim será quando se transformar no sacerdote (a) com suas atribuições mais responsáveis, requerendo do mesmo uma postura mais serana e madura, para a vida no culto.
A figura do Iyáwo é sempre ridicularizada na maioria dos Templos de Orisá, e isso é  pura ignorância, pois todo Iyáwo merece respeito, e Babalorisá, Iyalorisá ou Babalawo sem Iyáwo no Templo não poderá ser um sacerdote se não tiver os seus filhos de Orisá  em seu Templo de culto. Cabe ressaltar que existem muitos Iyáwos por essa vida de Orisá, que não sabem esperar o seu tempo, e por razão, vão atropelando em seus caminhos da vida no culto.
Asé.
Fonte: Jornal Espírita

6 comentários:

  1. Amiga Lua, passei mesmo sabendo que não estava, porque você sempre publica matéria muito interessante como esta e que eu não conheço. Espero que tudo esteja a correr bem.
    Beijinhos de Brisa marinha.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo correu bem amiga
      Fico feliz que tenha gostado da matéria.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  2. Puxa, saudades daqui. *----*

    Passei para desejar uma ótima tarde de segunda-feira. Uma excelente e abençoada semana. Cheia de paz, luz e inspiração.
    Grande abraço.
    Tati.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sua amizade é primorosa, agradecida pelo carinho.
      Beijinhos de lavanda.
      Lua

      Excluir
  3. Lua,

    Linda

    desculpa minha ausência
    estou mal, psico, e estou tentando ultrapassar
    não penses que te esqueçi
    te quero muito
    teu blog cada vez que venho está mais lindo

    posts teus são magníficos


    desculpa mais uma vez
    nem tenho postado nos meus

    só te queor deixar uma lembrança por que te quero uito como amiga e não quero que me esqueças


    analuz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vou te esquecer querida Amiga.
      Vou orar para que consiga superar todos os obstáculos que surgiram em sua caminhada.
      Que os anjos te proteja, que as fadas te acarinhe e que Deusa te cubra sempre com o manto sagrado.
      Beijos de lavanda.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.