Minhas Canções.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ijexá

Ijexá é uma nação do Candomblé, formada pelos escravos vindos de Ilesa na Nigéria, em maior quantidade na região de Salvador, Bahia.
O Babalorixá Eduardo de Ijexá foi o mais conhecido dessa nação. Como também o Babalorixá Severiano Santana Porto, ambos do mesmo orixá, Logum Edé.
Ritmo africano
O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos Afoxés.
O Ijexá, dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que se toca para Orixás, Oxum, Osain, Ogum, Logum-edé, Exu, Oba, Oyá-Yansan e Oxalá.
Ritmo suave mais de batida e cadência marcadas de grande beleza, no som e na dança. O Ijexá é tocado exclusivamente com as mãos, os aquidavis ou baquetas não são usados nesse toque, sempre acompanhado do Gã (agogô) para marcar o compasso. O Afoxé Filhos de Gandhi da Bahia, é talvez o mais tenaz dos grupos culturais brasileiros na preservação desse ritmo.
O Afoxé Filhos de Gandhi basicamente só toca Ijexá e assim ele se mantém vivo. Herança de África, viva aqui na América Latina.
Fonte da pesquisa: Wikipédia

18 comentários:

  1. Bom dia Lua, quanta informação que eu desconhecia, muito interessante. Desejo que tenha uma iluminada semana, minha amiga. Saudades!!!
    Beijinhos de Pó de Arroz.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  2. Interessante...

    Tenha uma semana iluminada!
    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada por nos passar esta cultura tão bonita e encantadora. Uma boa semana, beijinhos e até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço eu pela generosidade dos comentários.
      Beijinhos de lavanda.
      Lua.

      Excluir
  4. Olá querida: desculpe pela ausência no seu blog,
    pois meu computador estava com Malware.
    Agora, tudo O.K.
    Estou aprendendo mito com você.
    Sua fã
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada seja sempre bem vinda.
      Beijinhos de arco-iris.
      Lua.

      Excluir
  5. Amiga,

    vc tinha me dito que já estaria de volta hoje... rs
    Então eu fiz uma homenagem para ti no blog...

    http://nososcachorros.blogspot.jp/2012/06/blog-natureza-de-lua-negra.html

    Mas, vc ainda nao voltou!!!!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei, rsrsrsr
      Você sempre me encanta com suas surpresas.
      Agradecida pela amizade querido amigo.
      Beijos de lavanda em seu coração.
      Lua.

      Excluir
  6. Olá vim visitar seu blog! Achei lindo! Estou seguindo seu blog e convido você a conhecer o meu.
    Ficarei feliz se quiser seguir o meu blog também!
    Meu blog é esse: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vinda amiga.
      Amei conhecer seu cantinho.
      Beijinhos de amora.
      Lua.

      Excluir
  7. Lua querida!
    Passei para te dar um abraço bem apertado
    e desejar um belo feriado.
    com amor
    vera portella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelo carinho amiga.
      Beijinhos de rosas.
      Lua

      Excluir
  8. Olá Lua!! Tantas saudades!!!
    Mais uma linda história! Estamos sempre a aprender neste blog :)

    beij♥s, e um maravilhoso fim de semana :)

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico"



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelo carinho, querida amiga.
      Beijinhos de margarida.
      Lua.

      Excluir
  9. Amiga...saudades!!! Tudo tem o seu tempo e as pessoas também. Aguardo a sua vinda e que os Anjos da noite, os Anjos da Lua lhe concedam um retorno maravilhoso!!!
    Bjs no coração!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelas boas energias que me envia sempre.
      Beijos de hortelã em seu coração.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.