Minhas Canções.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Xambá

A Nação Xambá é uma religião afro-brasileira ativa em Olinda, Pernambuco. Alguns autores como Olga Caciatore (Dicionário de Cultos Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 3ª Edição, 1988) e Reginaldo Prandi (Candomblés de São Paulo. São Paulo, HUCITEC, 1991) afirmam que culto Xambá no Brasil está praticamente extinto. Praticamente isso não quer dizer que esteja extinto.
Clique abaixo e saiba mais...
Historia
Com o falecimento da grande Iyalorixá do Xambá, Severina Paraíso da Silva “Mãe Biu”, como era mais conhecida em 1993, o herdeiro do trono do Xambá é o Babalorixá Adeildo Paraíso. Conhecido popularmente e pelos que fazem parte daquele terreiro como Ivo do Xambá, que convocou seus filhos de Santo: Profs. Antonio Albino, Hildo Leal e João Monteiro, para elaborarem um projeto arrojado e inovador, para o Terreiro Portão do Gelo, que seria o Memorial do Xambá, onde seriam reunidos e preservados documentos fotográficos e objetos ligados à vida e a atuação da grande líder religiosa, bem como da memória do “Terreiro Santa Bárbara Nação Xambá".
Fugindo de Maceió, capital do estado de Alagoas, no início da década de 20 do século XX, o babalorixá Artur Rosendo Pereira, de acordo com a “Cartilha da Nação Xambá” (Hildo Leal Rosa,2000), devido à perseguição política às religiões Afro-brasileiras da época, se estabelece no Recife, mais exatamente na Rua da Regeneração, no bairro de Água Fria. Antes mesmo de fugir da repressão política e ainda residindo em Maceió, o babalorixá Artur Rosendo viaja à Costa da África onde permanece por quatro anos e com Tio Antonio, que trabalhava no mercado de Dakar, no Senegal vendendo panelas, segundo René Ribeiro. E por volta de 1923, seguindo as tradições da Nação Xambá, e já em Recife, reinicia suas atividades de zelador de Orixás.
O babalorixá Artur Rosendo iniciou muitos filhos de santo, tendo muitos deles aberto terreiro.
Uma de suas filhas mais notáveis foi Maria das Dores da Silva “Maria Oyá” iniciada em 1928. A saída de iyawó de Maria Oyá foi realizada sem toque dos tambores e cantada em voz baixa por causa da perseguição. Logo após a iniciação de Maria Oyá, Artur Rosendo volta para Maceió.
Em 1930, Maria Oyá inaugura seu terreiro na rua da Mangueira no bairro de Campo Grande em Recife. Com a conclusão de sua iniciação em 13 de dezembro de 1932, recebe no barracão as folhas, a faca e a espada das mãos de seu babalorixá que realizou ao meio dia o ritual de coroação de Oyá no trono. Cerimônia belíssima que ate hoje é repetida mantendo a tradição Xambá de Pernambuco.
Em 1932 Maria Oyá tira seu primeiro barco de três iyawôs. Ainda em 1932 ela inicia seu segundo barco de iyawôs, este maior e iniciando principalmente Donatila Paraíso do Nascimento que em 1933 assume o cargo de Mãe Pequena do terreiro Santa Bárbara vindo a falecer em 2003 aos 92 anos e passando 60 anos de sua vida no cargo sendo mais conhecida como Mãe Tila, uma outra filha ilustre foi Lídia Alves da Silva (Talabi).
Daí em diante a sucessão de iniciações crescem, o Xambá passa a brilhar ainda mais. Quando em junho de 1935 Maria Oyá inicia nos ritos a sua mais primorosa filha, a que lhe sucederá, Severina Paraíso da Silva, “Mãe Biu”.
Com o passar dos anos e com a violência policial do Estado Novo cada vez mais rígida. Em 1938 Maria Oyá é obrigada a fechar seu terreiro. Terreiro esse que não mais abrira suas portas guiado por aquela que pela mãos de Artur Rosendo Pereira trouxe o Xambá para Pernambuco. Pois em 1939 Maria Oyá se despede de sua vida terrena, deixando o Xambá órfão. É ainda nesse duro período de perseguições que juntamente com as outras nações de candomblé cultuadas em Pernambuco que todos os terreiros são fechados e seus fieis tolhidos, durante 12 longos anos até 1950, daquilo que lhes é mais precioso, do culto de seus Orixás, Inkices e Voduns.
Porém, como depois de uma guerreira de Oyá há de vir uma outra guerreira para continuar a luta por seus ideais, pela conservação dos ritos e mitos de uma tradição, Mãe Biu de Oyá Megué reabre o terreiro Xambá em 1950 na Estrada do Cumbe, 1012 no bairro de Santa Clara na cidade do Recife. Tendo como seu babalorixa o Sr. Manoel Mariano da Silva, como Iyalorixá D. Eudoxia, como padrinho o Sr. Luiz da Guia e madrinha D. Severina. Tendo permanecido nesse endereço por apenas dez meses, no dia 7 de abril de 1951 o terreiro se muda para o atual endereço na antiga rua Albino Neves de Andrade, hoje em homenagem a sua grande Mãe Biu, rua Severina Paraíso da Silva, 65 na localidade do Portão do Gelo, bairro de São Benedito – Olinda – Pernambuco.
Com o falecimento de Mãe Biu, que durante 54 anos dirigiu o Terreiro Xambá, auxiliada por sua fiel e inseparável irmã e amiga Mãe Tila que então assume o cargo de Iyalorixá do Xambá por um período de 10 anos, tendo como babalorixá seu sobrinho carnal Adeildo Paraíso, filho carnal de Mãe Biu. Hoje em 2004 com o falecimento de Mãe Tila, assume o Trono do Xambá a Iyalorixá Maria de Lourdes da Silva de Iemanjá, iniciada por Mãe Biu em 18 de maio de 1958.
A jovem guarda do Xambá de Pernambuco orgulha-se de seu terreiro, do seu povo, de sua simplicidade sem invenções modernas, sem sequer mudar uma linha do que lhes deixou seu propulsor e suas grandes e humildes mães de santo. O terreiro Xambá está lá no no bairro Portão do Gêlo, preservado, conservado e servindo de exemplo para muitos terreiros tradicionais. O Memorial do Xambá foi criado de acordo com a solicitação de seu babalorixá aos seus filhos, para contar a historia de um povo aguerrido e ordeiro. O Grupo Bongar é formado por seis percussionistas e cantores da Nação Xambá, realiza um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião Xambá e de sua dança tradicional o coco.
Orixás
Apesar dos Orixás serem praticamente os mesmos do Candomblé, existe bastante diferença na forma de culto.
Orixás cultuados na tradição Xambá:
Exú – Ogum – Odé – Bêji – Nanã – Obaluaiê – Ewá - Xangô – Oyá – Obá – Afrekete – Oxum – Yemanjá – Orixalá
Fonte: Wikipédia

16 comentários:

  1. Olá, querida LUA.
    Passei para te desejar uma ótima tarde de segunda-feira, uma excelente e abençoada semana. Cheia de paz, luz e inspiração.
    Grande abraço.
    Tatiane.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Lua, sei que está fora mas não resisto a passar por aqui e lhe dar um grande Beijinho de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, sua outra amiga volta dia 9 de junho, rsrsrsr nossa tem e coisa pra ela fazer e muita conversa pra colocar em dia.
      beijos ensolarados.
      Sol

      Excluir
  3. Lua,cadê você!!!!Estou com saudades!!!
    Vc está bem????Dá notícias!!!ok???
    Beijos no core

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.....não é a Lua e sim a Sol, a Lua esta ausente fazendo curso e fora da net, mas volta dia 8.Ela esta bem e tambem com saudade de todos.
      beijos Sol

      Excluir


  4. Lo más bonito es la aurora de la mañana
    Y tu amistad el mejor regalo
    Que podía encontrar.

    Es un privilegio
    Que llenan mis bolsillos de estrellas
    Y los ojos se visten de acuarelas.

    Un abrazo soñando
    Y un beso reposando
    a tu lado.

    María del Carmen


    ResponderExcluir
  5. Gracias por informar y compartir de esa gran y única bendición ten estelar.


    Un abrtazo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima escolha do texto, precisamos relembrar alguns cultos do Brasil que estão meio esquecidinhos.

    Abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Lua tudo bem com você? ...
    Passei aqui pra oferecer a você um selinho mutio fofo que nos foi ofertado por uma querida amiga, está lá esperando você ir buscá-lo ...
    Pegue-o é seu se assim o desejar ... http://sonhosalma.blogspot.com.br/2012/05/presente-carinhoso-que-so-amizade-sabe.html
    Desejamos a você uma tarde de paz, aconchego e muito SUCESSO ...

    Receba nosso Afeto !
    R&M

    PS: Não conhecia, obrigada por compartilhar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....assim que ela voltar ela vai buscar com o carinho e dedicação de sempre, grata.
      Sol

      Excluir
  8. Amiga Lua, que saudades...espero que tudo esteja correndo bem consigo querida amiga.
    Enviando muita luz em seu caminho.
    Mil Beijokas
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....ela esta bem sim e no próximo sábado ou domingo ela estará de volta.ela também esta morrendo de saudade de todos,mais o mas importante é que estão todos bem e a saudade ela em brave matará de todos,rsrsrsrsr primeiro ela vai arrancar minha cabeça,pois não respondi nenhum email dela e tem pra lá de 150 rsrsrsrsrsrs depois que ela me degolar ai sim ela vira pra matar a saudade de todos.
      Beijos com carinho
      Sol

      Excluir


  9. He descolgado un trocito de cielo
    Para que al mírate en su espejo
    Sea la felicidad la sonrisa de tu reflejo.

    Buen fin de semana
    Sin distanciarse del optimismo
    Ni asociarse con el pesimismo.

    Un abrazo para saludarte
    Y un beso para despedirte

    María del Carmen


    ResponderExcluir
  10. Gracias por compartir intereseante entrada.
    te dejo un saludo.

    ResponderExcluir
  11. Olá...vim ler e saber mais! Adorei! E estou te aguardando...boa viagem!
    Bjs e um ótimo domingo com boas energias...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Ciao Lua, storia molto interessante che ho capito utilizzando Lingoes, come da tuo consiglio, del quale naturalmente ti ringrazio. Hai ricevuto la mia e-mail? Buona domenica.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.