Minhas Canções.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nagô Egbá

Xangô do Nordeste também conhecido como Xangô do Recife, Xangô de Pernambuco ou Nagô Egbá.
Em todo o Nordeste da Paraíba à Bahia, a influência dos Iorubas prevalece a dos Daomé. Esta é a zona mais conhecida quanto às religiões africanas, a que deu lugar a maior número de pesquisas e de trabalhos. Se encontra duas palavras para designá-las, a de Xangô em Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, e de Candomblé da Bahia para o sul, esta dualidade de nomes, que não são nomes dados pelos negros, mas sim pelos brancos em virtude da popularidade e importância de Xangô nessa região, e Candomblé por designar toda dança dos negros, tanto profanas como religiosas.
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Pureza Nagô
Mundicarmo Ferretti em "Pureza nagô e nações africanas no Tambor de Mina do Maranhão" escreve: "Os terreiros de religião de origem africana mais identificados com a África geralmente constroem sua identidade tomando como referência o conceito de “nação”, que os vincula ao continente africano, à África negra, através de uma casa de culto aberta no Brasil por africanos antes da abolição da escravidão (“de raiz africana”). No campo religioso afro-brasileiro, os terreiros Nagô mais antigos e tradicionais da Bahia foram considerados, tanto por pais-de-santo como por pesquisadores da área acadêmica, como mais puros ou autênticos e sua “nação” como mais preservada e/ou organizada. A partir do que foi convencionado na Bahia como “nagô puro”, têm sido avaliados terreiros nagô de outros estados das mais diversas denominações: Candomblé, Xangô, Mina, Batuque e outras. Analisando a questão da “pureza nagô”, Beatriz Góis Dantas (Dantas, 1988), apoiada em pesquisa realizada em Sergipe, mostra que, apesar da hegemonia do Candomblé nagô da Bahia na religião afro-brasileira, os indicadores de autenticidade africana ou “pureza nagô” adotados na Bahia nem sempre são os mesmos de outros estados e que traços muito valorizados no Candomblé da Bahia podem ser desvalorizados ou até rejeitados em terreiros de outras localidades."
A quase extinção
Fernandes, Gonçalves - autor do livro Xangôs no Nordeste, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1937, também é autor do livro O Sincretismo Religioso no Brasil, São Paulo, Guairá, 1941, que fala sobre a noite de 1 de fevereiro de 1912 nas ruas da cidade de Maceió onde houve cenas de muita violência, com a invasão e destruíção dos mais importantes terreiros de Xangô de Alagoas.
O Sítio de Pai Adão foi tombamento pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, e todo o conhecimento foi transmitido sucessivamente a Obalonein, Fatemi e Oluandê, para que finalmente fossem passados em Belford Roxo a Osunaloji (Pai Milton), que zela pela conservação e manutenção dessa tradição recebida, no Ilê Axé Agawere Xapanan. Em seu ilê (casa), cujo orixá patrono é Iemanjá, as novas gerações de filhos de santo recebem dele todo esse rico arsenal de cultura afro-brasileira, com fundamento na nação Nagô-Egbá. Liderado hoje por Manuel Papai e Maria das Dores ja falecida, juntamente Pai Raminho de Oxossi que incentiva os desfiles de Maracatu no Carnaval do Recife
Fatemi que antes do seu falecimento, procurou de todas as formas um sucessor(a), logrando êxito apenas em uma de suas Omorisa de nomeOluandê. Sem esquecer de Yá Ciça de Yemanjá, já falecida, de Yá Talamuzango, também falecida. Essas pessoas, foram as responsáveis diretas pela manutenção dos ritos Nago Egba no Rio de Janeiro.
No Maranhão, a Casa Fanti Ashanti, em São Luís, nação Jeje-Nagô, babalorixá Euclides Menezes Ferreira (Talabian), (de Oxaguian c/Oxum) e Mãe Isabel de Xangô com Oxum. A raiz é do Sitio de Pai Adão, Nagô do Recife.
Em São Paulo, a iyalorixá Maria das Dores Talabideiyn deixou a seu filho Pai José Alabiy (José Gomes Barbosa), babalorixá do Ilê Axé Ajagunã Obá Olá Fadaká, a tradição Egbá, passada à sua filha Oya Dolu (Lorena de Santiago) iyalorixá do Ilê Axé Oya Tundê, juntamente com Baba Alajemi (Nilso Jorge Júnior), onde também se preservam os mais antigos fundamentos do Nago-Egba. Entre outros, destaca-se a iyalorixá Valdecir de Obaluaye que, sendo filha-de-santo de Osunalogi, traz consigo a tradição e cultura dessa grande raíz.
No Rio de Janeiro, a sacerdotisa nigeriana Adioê Bamgballa (Liberata Martins Rubião; contemporâneo de João Alabá e Assumano), trouxe para o Brasil os fetiches necessários para o culto aos Orixás, em especial Iemanjá; que passou à ser considerada a divindade patrona da nação; quando ele utiliza alguns fetiches retirados do rio Ogun onde Iemanjá é cultuada em Abeokutá, para assentar os Orixás de sua casa, após se desligar do Sitio do Pai Adão, onde fora iniciada; fundando assim a Raiz Bamgballa, que atualmente tem o Baba Beto de Bara, como seu principal representante e atual guardião da Iemanjá da Nação e zelador dos axés.
Fonte da pesquisa: Wikipédia

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Para você também querido amigo.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

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  2. Lua, eu também sou de escorpião... Queria saber que dia é seu aniversário... Depois dá uma passadinha lá no blog e deixa como comentário pra mim.

    Sobre seu texto, muito bom. Até pra matar curiosidade de pessoas leigas como eu.

    Fico por aqui... Uma semana linda e abençoada pra você...

    Um abraço, Tati.

    Att.

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    1. Oi amiga sou do dia 31 de outubro.
      Fico feliz que tem gostado das postagem.
      Boa semana.
      Beijinhos de lavanda.
      Lua.

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  3. Sensacional, estão cada vez mais brilhantes seus posts, adorooooooo!

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    1. Agradecida amiga por ter gostado.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

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  4. Olá...bom dia! Não conheço muito sobre esse assunto...mas sou curiosa e gosto de saber mais...valeu!
    Obrigada pelo carinho com meu filhote "lem casa"!
    Bjs e que sua semana comece em paz e bem produtiva!
    CamomilaRosa

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    1. Amiga foi uma alegria conhecer um pouco mais de sua família, parabéns.
      Beijinhos de alecrim
      Lua.

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  5. Oi, miga,Lua!!
    Passando aqui pra te desejar tudo de bom!!e te dar umas bjokinhas no core!!!!
    Soninha!!!!

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    1. Agradecida amiga.
      Beijinhos de sálvia.
      Lua.

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  6. olá amiga

    passando para desejar uma ótima semana e avisar que coloquei seu banner lá no meu blog

    bjs

    http://3fasesdalua.blogspot.com/

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    1. Agradecida querida Selma, o de você já está aqui.
      Beijinhos de manjerona.
      Lua.

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  7. Que aula! Sempre soube do sincrestismo religioso no Brasil, mas não com tantos detalhes.

    Parabéns pela pesquisa.

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    1. Agradecida querida Serena pelo carinho.
      Beijinhos de brisa marinha.
      Lua.

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  8. Oi amiga Lua vim agradecer o mimo de 200 seguidore...
    Parabéns amiga,pela conquista.
    Trouxe um mimo pra você,
    Beijos de luz e uma semana iluminada.
    http://i701.photobucket.com/albums/ww15/M-amles/anigifLua-1.gif

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    1. Amiga que lindo presente.
      Agradecida pelo carinho e pela amizade.
      Beijinhos de perola.
      Lua.

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  9. Como a Elaine ai em cima eu escrevo: Que aula!
    Rs
    Como sempre nos brindando com puro conhecimento!!!
    Amiga vou castrar o Pingo este mes.
    Beijocas

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    1. Maravilha para ele.
      Tranquilidade para a coitadinha da Belinha.
      E paz para você amigo, que trabalha tanto e, nos momentos de folga precisa curtir "as crianças" e descalçar.
      Beijinhos de lavanda.
      Lua.

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  10. Boas informações amiga, precisamos conhecer tudo de religiões pois Deus é único e também está em todas elas. Boa semana, beijinhos....Suzana.

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    1. OS Deuses estão em toda parte amiga.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

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Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.