Minhas Canções.

domingo, 8 de abril de 2012

A Páscoa


A história narra, e não eu, que a Igreja para exterminar o "Paganismo", o Culto a Deusa, trouxe muito da festividade da Deusa para dentro da "Páscoa".
Mais como costumo dizer tudo se unifica em uma coisa só, a união com o divino.
Que todos que comemoram essa data santa, tenham um lindo dia de grande confraternização familiar.
Beijos de tranquilidade.
Lua.
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Clique abaixo e veja todas as "Páscoas".


Páscoa Cristã
A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.[1]
O verdadeiro símbolo da Páscoa Cristã é a comunhão, a união familiar
O trigo, o vinho, o pão, a cruz, o Cério (que é uma grande vela), Ovo que era pintada e ofertado aos amigos, o Girassol representa a busca da luz, COLOMBA PASCAL: Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz, são símbolos desse  desse dia.
Páscoa no Judaísmo
Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .
Conhecida como pessach, a Páscoa Judaica celebra a libertação do Egito e reitera o laço para com o Deus que teria possibilitado a execução daquela memorável vitória. Ao longo do tempo, observamos que essa celebração vai ganhando contornos mais estáveis e se aproximando dos eventos e rituais que hoje marcam tal celebração. Para alguns estudiosos, a celebração de tal evento foi crucial para que a comunidade judaica preservasse seus laços nos mais diferentes lugares em que viveram e ainda vivem.
Na noite de celebração da páscoa, as casas devem estar limpas e arrumadas, e todo um conjunto específico de talheres é utilizado na celebração. Além disso, qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido. No dia antes do pessach, a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das maldiçoes egípcias. Daí em diante, várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de se reforçar o significado da páscoa para os judeus.
os principais símbolos, que são: Cordeiro Pascoal, Pães Asmos e Ervas Amargas. Cada um desses símbolos tem um significado especifico a ser observado.
Ervas Amargas- São certos congêneres da alface. Simbolizava a lembrança que o povo deveria ter dos tempos difíceis e amargos que passaram longe de sua terra, no Egito.
Os Pães Asmos que se trata de uma espécie de pão sem fermento, somente farinha e água, era salgado e preparado pelas pessoas ao sol.
Por não ter fermento, significava o não envolvimento, ou o afastamento do povo pagão e do pecado.
Os principal símbolo dessa festa, é o Cordeiro Pascoal que simbolizava o sacrifício pelos pecados, daí se explicam alguns requisitos. O cordeiro tem que ser separado por quatro dias para ser bem examinado (Ex 12:6), morto pelo povo no turno da tarde (Ex 12:6), seu sangue devia ser todo derramado (Ex12:7), tinha de ser todo assado e não podia comê-lo cru (Ex 12:8-9), nenhum osso podia ser quebrado ( Ex 12:46) e quando fosse comer deveria fazê-lo no primeiro dia da festa (Ex 12:6-8) e se fosse grande, convidava outra família para comerem juntos (Ex 12:4)
Tradições pagãs na Páscoa
Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.

Fonte da pesquisa: http://pt.wikipedia.org
http://www.brasilescola.com

22 comentários:

  1. Um desejo de paz, alegria e puro amor, que a Páscoa traga para o seu coração, continuando a iluminar todos os dias da sua vida. Feliz Páscoa em família!
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelas palavras e pela amizade.
      Beijinhos de chocolate.
      Lua.

      Excluir
  2. Oi Lua...
    Tenha uma feliz Páscoa...
    Que o coelhinho te traga muito mais
    que simples ovos de chocolate...
    Que ele te traga muita saúde, amor,
    felicidade, compreensão, carinho...
    Que você seja abençoada,
    por Aquele que nos deu Sua vida...
    É o que te desejo sinceramente
    porque amiga como você a gente não pode esquecer...


    __♥♥♥
    __♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@__\\___♥ ♥♥♥♥
    _♥____\\__/♥\\__/___♥ FELIZ PÁSCOA!!
    ___♥_____W_____♥ MUITA PAZ!!
    _____♥♥_____♥♥ ♥♥♥♥
    _______♥♥♥♥♥
    Beijos!
    San.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, que sua páscoa seja mais um motivo para congregação familiar, mais um motivo de distribuir vários sorrisos, seja mais um motivo de ser grata e agradecer o presente divino que é a vida.
      Beijos de avelãs.
      Lua

      Excluir
  3. Uma boa pascoa minha querida amiga lua

    bjs

    selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querida Selma.
      Feliz Páscoa.
      Beijinhos de chocolate.
      Lua.

      Excluir
  4. Que neste momento tão ESPECIAL de reflexão possamos lembrar daqueles que estão AFLITOS e sem ESPERANÇAS. Possamos fazer uma PRECE por quem perdeu a fé em um NOVO RECOMEÇAR, pois esqueceram que a VIDA é um eterno RESSURGIR.
    Já que a PÁSCOA é AMOR, desejo que este AMOR se FORTALEÇA a cada ano, a cada dia.
    Beijos carinhosos; Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecia querida Borboleta, te desejo tudo de triplo e mais maravilhoso, é muito querida.
      Beijinhos de perola.
      Lua.

      Excluir
  5. Lua,jamais esqueceria de ti,estaria fora dos meus principios.
    Por tanto amiga Lua,sua Páscoa seja cheia de esplendor,com muita vibração positiva.Que a comunhão familiar e de seus amigos seja a mais repleta de benção e paz.
    Grata amiga por ser minha amiga.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, sabes o quanto é especial para mim, sua amizade é um presente diário.
      Tenha uma bela semana.
      Beijinhos de rubi.
      Lua.

      Excluir
  6. QUE TENGAS UN HERMOSO DOMINGO DE PASCUAS!!!
    MUCHOS BESOS DE CHOCOLATE PARA TI TAMBIEN.
    UN PLACER PASAR POR TU DULCE CASA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel a alegria é toda minha de te receber.
      Tenha uma boa semana.
      Abraços de luz.
      Lua.

      Excluir
  7. Lua...querida!
    Um grande abraço e o desejo de que tenhas um domingo de Páscoa
    cheio de alegrias e doçuras...
    beijos da
    vera portella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua páscoa tenha sido doce e repleto de alegria, querida amiga.
      Boa semana.
      Beijinhos de madrepérolas.
      Lua.

      Excluir
  8. Penso que a Páscoa é um momento importante para refletirmos na importância do poder do amor de modificar todas as coisas. Que grandes transformações ocorram sempre em sua vida.
    Beijo de muita paz!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sempre é bom refletimos, e verificar o que temos que modificar.
      Que as modificações acorram sempre.
      Beijinhos de esmeraldas.
      Lua.

      Excluir
  9. Espero que Páscoa tenha sido realmente uma passagem.
    Uma ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, minha páscoa foi tranquila.
      Boa semana.
      Beijinhos de ágata.
      Lua.

      Excluir
  10. Chegando quase no fim, mas cheguei!!!
    Kakakakakaka
    Você sabe como me sinto sobre datas cristãs, mas fixo feliz em saber sobre o ritual pagão
    Algo que realmente eu desconhecia.
    Espero que tenha tido um ótimo dia!!!
    Brijos do gastão.
    Kakakakakakaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo se observar de perto as "Tradições Celtas" estão em todos os lados e principalmente sendo usadas como se fosse de outras, principalmente dentro da religião católica.
      Mais a unificação do amor é válido.
      E a tradição ao Culto da Deusa só cresce, e sem grandes propaganda, as pessoas estão se voltando novamente a grande Mãe.
      Beijinhos de claridade.
      Lua.

      Excluir
  11. ............(0 0)
    .---oOO-- (_)-----.
    ╔═════════════════╗
    ║ Feliz Pascua!..♥║
    ╚═════════════════╝
    '----------------------oOO
    ........|__|__|
    .......... || ||
    ....... ooO Ooo...★MaRiBeL★

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua páscoa tenha sido cheia de alegria.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.