Minhas Canções.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Samhain está chegando no Hemisfério sul

Samhain (pronuncia-se Sou-ein), festejado em 31 de outubro no hemisfério Norte e em 1º de maio no hemisfério Sul, é o Ano-Novo dos Bruxos. Esse dia sagrado é conhecido por inúmeros nomes. Para muitos, talvez, o mais conhecido seja Halloween, que se tornou por aqui (Hemisfério Sul) uma festa folclórica sazonal, comemorada no mesmo dia do Henisfério Norte.
Para os Bruxos,os seguidores da religião antiga, é a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o outro Mundo.
Nessa noite de grandes comemorações, não podemos esqueçer os nossos ancestrais.
Aqueles que não estão mais fisicamente conosco, só espiritualmente. Hoje é o dia de traze-los mais perto de nós, pois é dia propício para essa comunicação.
Os mundos "paralelos" estão tão próximo, que só nesse dia, aqui no Hemisfério Sul, é possivel haver essa comunhão na noite do Samhain.

Samhain chega dia 01 de maio, dentro da Estação do Outono.
Que Samhain chegue trazendo as mudanças que devem ser executadas.
Que traga a sabedoria dos ancentrais.
Que tragam a alegria de um novo recomeço sempre e sempre.
Para que possamos colocar em prática os sonhos e realizar todos os desejos que estão do lado, por falta de tempo ou de vontade.
Abençoado sejam todos.
Beijos de mirra.
Lua.
Clique abaixo e saiba mais...
É o dia ideal para honrar os mortos, pois nele os véus que separam os mundos estão mais finos. Aqueles que morreram no ano passado e aqueles que estão reencarnando passam através dos véus e portais nesse dia. Os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair.
Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.

Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.
Samhain é a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo. Para os Antigos Celtas, esse dia sagrado dividida o ano em duas estações, Inverno e Verão. Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.

Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).
Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo, se reúne para reverenciar os que já partiram. É muito comum nesse Sabbat se realizar uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos. É tradicional também deixar um lugar à mesa para os ancestrais e lhes servir pratos como se eles estivessem presentes à ceia.
Para aqueles que não têm família para festejar e celebrar seus ancestrais, alimentos geralmente são deixados do lado de fora de casa, na porta de entrada, em homenagem aos familiares e amigos desencarnados.
É também tradicional deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos ao longo de sua caminhada ao nosso mundo para que possam encontrar o caminho de volta.
De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).
Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.

Parte da pesquisa: wikipedia
'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
Casa do Bruxo

28 comentários:

  1. Oi Amiga!
    Saudades!!!
    Estou tendo a maior dificuldade de postar um comentário em seu Blog. Demora muito pra carregar, não sei se o problema é com o meu pc, alguém já comentou isso com você? Será que sou só eu mesma?
    Mas estou sempre por aqui...amo o seu cantinho.
    Bjs
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, ninguém comentou nada.
      Mais as vezes a velocidade da net cai bastante e ai para carregar qualquer página, demora.
      vou verificar, ok
      Beijinhos de cristal.
      Lua.

      Excluir
  2. Não sabia! Que ele chegue trazendo paz e alegrias!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita paz e tranquilidade, amiga.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  3. Então, aqui, aprendo tantas novidades para mim que desconhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste.
      Beijinhos de perolas.
      Lua.

      Excluir
  4. Amiga, desejo um feliz Samhain para você, e que lhe traga só coisas boas.
    Beijinhos de cristais dourados.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que traga para todas nós, amiga.
      Beijinhos de ouro.
      Lua.

      Excluir
  5. Oi Lua tudo bem? Sabe gosto muito de ter informações sobre o que não conheço, e este assunto eu realmente desconheço, pra mim bruxas e fadas são coisas de um passado distante na terra, penso eu que talvez os médiuns de hoje seriam as fadas e bruxas de ontem, mas queria saber a diferença de fada e bruxa, fada é boa e bruxa é ruim? Vê como não domino este assunto, beijos Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo bem amiga.
      Ninguém nasce sabendo tudo, vamos angariando com o decorrer da vida.
      Fadas são elementais do ar, ligada a natureza e a harmonia das florestas, bosques animais. Podemos cultuá-las no nosso jardim, em nossas casas.

      Bruxas não são más, isso foi fixado nos séculos passados pela 'igreja', para que as Grandes Sacerdotisas não cultuasse a Grande Deusa, ou a Grande Mãe. Antigamente as mulheres dominavam a arte da cura através das plantas, elas eram as curandeiras dos povoados, elas que invocavam os Deuses, e a igreja sentindo ameaçada pelo grande poder e valor que essas mulheres tinham, inventaram que eram amante de Satã e portanto impuras, muitas foram jogadas nas fogueiras, enforcadas, afogadas, violentadas, etc, etc, etc, tudo isso era feito em nome de um "Deus machista e cruel" literalmente INVENTADO POR ELES.

      Pois Deus é amor, Jesus precisou de Maria para nascer, e foi rodeado pelo amor dela e de Maria Madalena.

      Que os Deuses te abençoe.
      Que as fadas te ilumine.
      Que as Bruxa lhe proteja.
      Blessed Be.
      Lua.

      Excluir
  6. Que emocionante! Peço sonhos proféticos nesta semana onde os mundos estão abertos...
    Adorei a matéria!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito feliz nessa época. E peço sempre que minha visão seja sempre límpida e clara.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir
  7. Boa Tarde Amiga!
    Hoje em especial
    Parei um pouquinho
    Para trazer o meu carinho.
    E apenas lhe dizer muito simplesmente,
    Muito Obrigado!
    Obrigado por tudo, que Deus esteja sempre com você hoje e sempre e sempre...
    Com todo o meu carinho o meu grande Abraço.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma alegria lhe ter entre minhas amiga, Maria Alice.
      Beijinhos de beijoim.
      Lua.

      Excluir
  8. Olá amiga, passando para conhecer este belo espaço cheio de curiosidades. Obrigada por ter visitado o meu blog e estar me seguindo, faço o mesmo. E volte quantas vêzes quiser, serás sempre bem vinda. Aqui voltarei com certeza. Abraços e um grande beijo no seu coração. Suzana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem vinda Suzana , adorei te conhecer.
      Beijinhos de alecrim.
      Lua.

      Excluir
  9. Minha querida,

    Sempre fui fascinada por histórias de bruxas e fadas...foi bom te encontrar e adorei seu comentário em meus Sonhos e Encantos.Sua visita me fez muito feliz,volte sempre.

    Bjssssss de madressilvas,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelo carinho Leninha, foi ótimo te conhecer.
      Beijinhos de sálvia.
      Lua.

      Excluir
  10. LUA OBRIGADA AMIGA PELA SUA EXPLICAÇÃO, REALMENTE EU SEI QUE AQUELAS POBRES BRUXAS ERAM MORTAS E TORTURADAS SEM RAZÃO NENHUMA, ALGUMAS NEM TINHAM NENHUM DOM OUTRAS TINHAM DONS QUE EU CHAMO DE MEDIUNIDADE COMO OS PROFETAS TINHAM.
    SEMPRE ME QUESTIONEI POR QUE A GRANDE MAIORIA ERAM MULHERES A SEREM QUEIMADAS, OS HOMENS TEMOS QUASE NENHUM REGISTRO.

    TUDO ISTO FEITO EM NOME DE DEUS, QUE É TÃO PAI DELAS QUANDO DELES SEUS ALGOZES, UM DEUS QUE É SÓ AMOR, A IGREJA SEMPRE ERROU MUITO E ISTO CONSCIENTEMENTE EM TROCA DE PODER E RIQUEZA, TRISTE SIM AMIGA, EU SOU MÉDIUM PROVAVELMENTE SE FOSSE NOS DIAS ANTIGOS ESTARIA CONDENADA TAMBÉM.

    BEIJOS E OBRIGADA POR ME ELUCIDAR. tentei responder pelo comentário mas não deu certo, alguns amigos fazem isto e eu recebo o email com a resposta, a anta aqui ainda não aprendeu, mas devagar chego lá, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga foi uma alegria conseguir explicar, um pouquinho.
      Os homens eram magos com outros tipos de função. As sacerdotisas que lidavam diretamente com a população, então foram as mais visadas.
      Beijos de macadâmia.
      Lua.

      Excluir
  11. Nossa que delicia ler esse texto Lua!
    Adorei as informações que nos deu.
    Amo esse tipo de assunto, mas não conhecia este.
    Que sua entrada para o Ano Novo dos Bruxos seja mágica e transcendental
    Beijos de luz
    Canela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que essa magia e alegria se estenda pela sua casa amiga.
      Beijinhos de mirra.
      Lua.

      Excluir
  12. Olá Lua,vim trazer meus votos de bom fim de semana para vc miguxa.Fica com Deus e beijinhos...Lili.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga, que você tenha uma início de semana maravilhosa.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  13. Una interesante explicación sobre el rito pagano de los celtas. Me encanta y fascina su mitología.

    Besos de hadas con mi cariño amiga mía.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado amiga.
      Beijinhos de fadas.
      Lua.

      Excluir
  14. Oi Lua
    Achei seu site no google e achei lindo. Tb sou escorpiana e adoro ler sobre os temas da wicca e afins. Aplico um ou outro conselho no meu dia-a-dia, mas hj, sabendo do samain resolvei 'passear' e achei seu site uma delicia, um verdadeiro 'encontro'. Gostaria poder ter uma benção de sua parte pois acredirto da rede de proteção paz e amor em que @ 'divinal' se estabelece conosco...e acredito que não te encontrei por acaso. Um abraço de 'sentir' o coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verve que a Grande Deusa Mãe se estenda até você te protegendo e te abençoado nesse dia tão especial e mágico.
      Que Deuses lhe mostre o caminho e a direção do bem e que com isso você consiga realizar todos os seu sonhos e concretizar todos os seus projetos pendentes.
      Abençoada seja sempre.
      Blessed Be!
      Beijos de mirra.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.