Minhas Canções.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Minha Amiga e Escritora da Catalunha  Rosana, http://poemasrosana.blogspot.com.br/  me avisou dessa data tão importante para o mundo.
Vamos dar mais valor aos livros e aos direitos dos autores.
Plágio é crime!!!!!!
Beijinhos de letras.
Origem
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Fonte: Wikipédia

16 comentários:

  1. Lua É sim foi a unesco que decidiu esta data, mas como adoro ler para mim é todos os dias.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo livros são sempre meus melhores amigos.
      Adoro lê também.
      Beijinhos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  2. Concordo Lua, vamos dar mais valor aos livros e aos direitos de autor. Eu também acho que plágio é crime e deveríamos de o denunciar sempre!
    Beijinhos de Rimas!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, plágio é crime previsto por lei.
      E o autor sempre é um amigo que se dedicou dias, muitas vezes anos para nos entregar obras literárias lindas, temos que valorizar.
      Beijinhos coloridos.
      Lua.

      Excluir
  3. El amor por la lectura,y la pasión por la poesia,siempre puente de unión entre todos nosotros,un abrazo.J.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza querido amigo José Ramom.
      Abraços de sabedoria.
      Lua.

      Excluir
  4. Boa noite amiga, muito obrigada pela visita e pelo carinho! Você sempre nos brinda com muitas informações! O livro é nosso grande amigo, nele "bebemos" histórias, estórias, contos, fábulas, crônicas, romances...APRENDEMOS! Abraços e, como diria a Lua, beijos de estrelas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs, maravilha amiga.
      Os livros são meus verdadeiros tesouros.
      Todas as crianças teriam que ganhar pelo menos 10 livros por ano e, ser incentivados a viajar pelas página encantadas das histórias e das estórias.
      Beijinhos de arco-iris.
      Lua.

      Excluir
  5. Oie.
    Amo livros.
    Hoje não tenho muito tempo livre, mas sempre fui de ler.
    Quantas vezes varei a madrugada lendo... Rs
    Parabéns aos escritores, esses seres que trazem a nossa vida tantas coisas maravilhosas através de seu trabalho!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo se eu não lê uma página por dia fico extremamente irritada comigo mesma, rsrsrs
      Amo livros, rsrs
      Beijinhos de outono.
      Lua.

      Excluir
  6. Oi Linda Lua adoro ler um bom livro, mesmo com a tecnologia avançada com bastante diversidades de E-books na web, mesmo assim prefiro ter um contato manual com o livro, não tem nem comparação, sobre o plágio lamentável as pessoas não respeitam os verdadeiros autores, fazem simplesmente copiar e colar e nem ligam para quem ficou horas e horas escrevendo um texto ou poesia. Já aconteceu comigo, já adentrei em blogs que tinha minhas poesias como autor desconhecido, isso me chateia bastante pois é como nosso trabalho não seja reconhecido! beijos minha querida, tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tenho vários livros e centenas de e-books, confesso que amo livros de papel, mais com os preços que muitos livros chegam as livrarias ficam realmente difícil. Mais leio so e-books no trânsito e os meus amados livros de papel a noite antes de dormir.

      Agora plágio na "net" está cada vez mais difícil de se controlar. Posto muitos pensamentos, poesias e textos de autores dando sempre o devido crédito, como formar de homenagear e acreditar naquilo que eles falaram e escreveram. Espero que as pessoas tenham mais educação e respeito pelos outros.
      Beijinhos de borboleta.
      Lua.

      Excluir
  7. Oi Lua, comemoremos então o dia do livro e do direito do autor, pois todos nós blogueiros tb somos autores, cuidando de nossos espaços e compartilhando com consciência.
    Obrigada pela tua força e teu carinho, beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, pois tento sempre postar palavras que eu acredito e escrever dentro do assunto que eu abordo.
      Beijinhos de magia querida Isa.
      Lua.

      Excluir
  8. Lua, querida, para mim um livro é o melhor presente que se pode ganhar! Feliz Dia a todos que apreciam, que compartilham e que escrevem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, para mim também, os livros são meus melhores presentes.
      Beijinhos de amizade.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.