Minhas Canções.

terça-feira, 27 de março de 2012

A Libélula

A libélula é um elemental encantado que aparece diante dos nossos olhos, para lembramos que muitas vezes a mudança é necessária.
Que as ilusões tem que ser deixadas para trás, para podermos compreender que a esperança anda de mãos dadas com a vitória e, que para isso basta um pouco de sabedoria e coragem para poder lutar nossa guerras interiores e sair vitoriosos no final.
Que a Libélula dissipe as ilusão que precisão ser dissapadas para que os ventos da mudança aconteça em sua plenitude.
Beijos de libélula.
Lua.

Significado
 Ilusão, Ventos da Mudança, Comunicação com o Mundo Elemental, Esperança e Magia.
Evocada para amadurecer as idéias, clareza mental, autocontrole. Para tornar a vida mais leve, novas perspectivas, mudanças. Conexão com espíritos da natureza, enxergar através da ilusão, ir buscar a nossa própria luz, enxergar as maravilhas da vida, misticismo, para trabalhar cromoterapia.
A libélula, representa o espírito selvagem e livre.  É o poder de luz.
A libélula habita dois reinos: ar e água, e passa a influência de ambos elementos.
Na astrologia americana nativa, ou a astrologias das tribos indígenas, o espírito de libélula significa que você tem que fazer um esforço para expressar suas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente. O espírito de libélula é a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento, a comunicação do mundo elementar.
Ela representa o medicamento para os seus hábitos que precisam mudar e mutar-se em libélula para se guiar pelas névoas da ilusão rumo a uma transformação positiva.
A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta. A iridescência das asas da Libélula nos desvela cores fascinantes, bastante diversas daquelas que sempre encontramos na vida cotidiana. A energia, a forma e as cores sempre cambiantes da Libélula explodem na mente do observador, evocando um tempo pretérito em que imperava a magia.
A nível psicológico, a Libélula lembra “que você precisa se livrar das ilusões que estão garroteando, limitando suas idéias e empreendimentos.


Xamãnismo
Segundo o xamanismo, a libélula é o Animal do Poder. O poder de cura da Libélula relaciona-se com os sonhos e ilusões que aceitamos como realidade. Avisa que devemos procurar em nós, os hábitos que precisamos mudar para alcançarmos a evolução. Ela nos lembra que devemos dar graças ao alimento que comemos e que sustenta nosso corpo. Devemos procurar demolir as ilusões que nos acorrentam, restringindo nossas ações ou idéias. Lembra-nos principalmente da necessidade de mudança que temos de nos empenhar para conseguirmos alcançar o que pretendemos na nossa vida. Se você sente a necessidade por mudança, então chame a Libélula para o guiar pelas névoas da ilusão para o caminho da transformação. Aplique a arte da ilusão para resolver seus problemas, e lembre-se que as coisas nunca são completamente como elas parecem. Ao se sentir infeliz, é sinal de que você perdeu o seu ponto de referência ao seguir idéias alheias e vive num mundo ilusório. Siga a Libélula em seu interior onde magia ainda está viva, e beba profundamente de seu poder. Esta habilidade sempre está mudando, e lhe dá o conhecimento que você é responsável por tudo que cria em sua vida.
Lembre-se de que as coisas jamais são exatamente aquilo que parecem ser e tente perceber de que forma você pode empregar as artes do ilusionismo para resolver seus problemas.
Deusa:
Ix Chel é a Deusa Lua adorada pelos maias da península do Yucatán. 
A libélula é um de seus animais. Segundo a mitologia, quando ela quase foi morta pelo seu avô por tornar-se amante do Sol, a libélula cantou sobre ela até que se recuperasse. 
Seu lado suave é o de deusa do arco-íris, estando também relacionada às mulheres grávidas, à fertilidade e aos nascimentos. Por isso há imagens onde ela segura uma lebre, pois além deste animal ter relação com a fertilidade em várias culturas, diz-se que ao olhar à lua cheia podemos perceber uma marca em forma de lebre.
Também aparece relacionada à serpente que aparece sempre em sua cabeça nas estatuetas e desenhos meso-americanos. No seu lado sombra, é destruidora, cruel, e rege manifestações destrutivas da natureza como inundações, por exemplo.
É a deusa relacionada à criatividade, à tecelagem, à saúde, à medicina. 
Sua influência é notada nas chuvas, nas marés, no tempo de lua da mulher, nas fases da lua, em nossa intuição, em nossa luz e sombra, na vida e na morte.
Foto: gt_schild
Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão( por esse motivo também é conhecida com o nome de Dragonfly: Dragão voador), com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.
A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.
Fonte da pesquisa: http://busca-interior.blogspot.com/2010/09/o-misterio-da-libelula.html
Foto: gt_schild

47 comentários:

  1. Ôieeee Lua querida! Que texto lindo e mágico! Cheio de informações! Você foi indicada para participar de uma brincadeira e também ganhou um selinho! Te espero! Bjãozão! Ótima 3ªF!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga pelo convite, estou indo por lá, rsrs
      Beijinhos de rubi.
      Lua.

      Excluir
  2. O Ná, minha amiga!!!!
    Como te agradecer por esta postagem tão rica?!
    Alem é claro digamos por você ter esclarecido uma duvida quue tinha tempos....
    Parece mentira, mas sempre tive uma certa atracão por libélulas e desde que assisti o filme " Amor alem da vida" e um outro que não me lembro o nome, tinha essa curiosidade.
    Mas, por algum motivo, nunca fui atras de saber. Acho que esse assunto é a cara do seu blog rs
    Um assunto bem místico
    Obrigado de verdade.
    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada querido amigo, é sempre uma alegria poder ajudar de alguma maneira.
      espero que tenha um bom dia.
      Beijos de lavanda e felicidades pura.
      Lua.

      Excluir
  3. Sempre aprendemos aqui..Lindo!beijos,chica ( conheces o blog da Isa? Ela faz cartões lindos com os animais do poder.Vale a pena!

    http://minhamagia.blogspot.com.br/


    beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, não conheço a Isa ainda, mais estou indo conhecer.
      Agradecida pela visita e pela indicação.
      Beijinhos de cristais.
      Lua.

      Excluir
  4. Bom dia querida amiga Lua, não sabia do significado das libélulas, muito bom saber, beijos minha amada amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Borboleta é sempre uma alegria te encontrar por aqui.
      Beijos de anjos.
      Lua.

      Excluir
  5. Oi Lua, a Chica é um amor mesmo, ela me escreveu dizendo do teu blog, achei muito legal, por aqui já fico também curtindo tuas postagens, adorei!
    É um prazer recebê-la em meus espaços, sempre faço cartões com animais de poder, ultimamente ando sem tempo, mas tem o marcador lá na lateral que tem muitos, o Xamanismo é algo maravilhoso.
    Beijos e lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Chica é especial. Amei te conhecer mesmo.
      Beijos de alecrim em seu coração Isa.
      Lua.

      Excluir
  6. Amiga, sabe que tenho o maior fascínio por libélulas e borboletas? Não conhecia o significado místico da libélula,achei perfeito, tem tudo a ver com o seu porte e a forma que se movimenta no ar.
    Bjs angelicais!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As libélulas são mágicas mesmo.
      Beijos de estrelas querida amiga Eli.
      Lua.

      Excluir
  7. Such a great post, I really like it, so interesting!
    Take a look and if you want we can follow each others: Cosa mi metto???
    Three lucky person will win a pair of sunnies of therir choice, enter the contest!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida Fabrizia pelo convite.
      E seja sempre bem vinda.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir
  8. Lua, eu nunca li nada sobre libelulas da maneira que voce veio explicar. Desde minha infancia sou fascinada por elas. Eu morei numa casa que haviam de várias cores, eu ficava observando qual viria pousar nas flores: amarelas, verdes, azuis, rosadas... uma delicadeza só! É mesmo, ela habita dois reinos: ar e água.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As libélulas sempre me encantaram. E para mim foi uma grata surpresa elas terem significados tão lindo e importantes.
      Beijos de passarinho.
      Lua.

      Excluir
  9. Lua: Lindo adorei o teu texto dizes os animais ao poder e eu digo as flores ao poder.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que vem da natureza tem poder divino.
      É um sagrado presente partilhado e compartilhado.
      Beijos de estrelas querido amigo.
      Lua.

      Excluir
  10. "Solta teus pecados e culpas no gracioso voou das libélulas!"
    beijoss iluminados.
    Jane

    ResponderExcluir
  11. Lua querida,
    Que post magnífico... Magia e misticismo... Adoro flores e borboletas... mas não tinha conhecimento desse misticismo que envolve as libélulas. Adorei aprender com você. Obrigada pela sua presença e pelos carinhosos comentários. É um prazer imenso te receber.
    Beijos encantados pra ti
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, a alegria é toda minha sempre em te visitar.
      Beijos de margaridas.
      Lua.

      Excluir
  12. Olá boa noite, tudo bem com você?
    Estamos aqui pra lhe convidar para mais uma Tag
    espero que você queira participar ...
    Está no "Sonhos da Alma"
    http://sonhosalma.blogspot.com.br/
    "Busque sempre o que vale a pena e compatilhe com quem nao tem forças pra fazer"

    Interessante saber sobre as libélulas, jamais pensei q tivesse esse significado .. Parabéns pela postagem ..

    Abraços!
    R&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos, agradecida por me convidar, é claro que vou participar.
      Estou bem, agradecida por perguntar.
      Beijos de luz.
      Lua.

      Excluir
  13. A libélula pertence ao mundo...ao eterno...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao mundo elemental, paralelo ao nosso.
      Beijos de fadas.
      Lua.

      Excluir
  14. Que mistico este seu espaço, Selma. Adorei.
    Deixo um mágico abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querido amigo novo, mais pode me chamar de Lua, não sei que é Selma mais deve ser uma boa amiga sua, rsrsrs
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir
  15. As libelulas me fascinam...
    Meu espirito se assemelha em muito às libelulas:
    Livre; alado; veloz; inquieto;perceptivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Beijinhos de luz.
      Lua

      Excluir
  16. CRISÁLLIDA

    Ajalmar Maia /alquimides Daera

    Uma lagarta rastejante
    Crisálida se encantou
    Metamorfose marcante
    E a libélula voou...

    Já chorei, mas estou cantando
    Calei pelo silêncio
    Prisioneiro silente
    Rastejei mas estou voando...

    Paciência, tudo passa
    Vira e volta à sorte vem
    Só não há jeito pra morte
    Deixe passar o trem...

    A felicidade sempre escolhe
    Quem está lhe procurando
    Este é o caminho
    Rastejei, mas estou voando.

    Não desista, ta chegando
    Está dentro de si
    Metamorfose é assim
    Rastejei mas estou voando
    Metamorfose é assim
    Já chorei mas estou cantando
    www.autores.ning.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeçopela visita e pelo presente da poesia.
      Abraços de luz.
      Lua

      Excluir
  17. Olá, está tudo bem? Eu gostei muito mesmo do seu texto sobre libélulas, e eu queria te fazer uma pergunta: hoje, eu vi uma libélula em casa, dentro da minha casa, ela voou na minha direção! Eu não sei, mas na hora, eu senti alguma coisa diferente, não sei, esperança, me senti bem, não sei explicar. Oque isso pode significar? Estou com a sensação de que alguma coisa importante na minha vida vai acontecer, alguma mudança, e sinto que tem aver com essa libélula que eu vi. Oque pode significar? Qual pode ser a mudança? Eu queria muito que voce me respondesse, porfavor! Muito obrigada mesmo, eu amei o seu blog! Beeijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu acho que você é a Bianca, já respondi abaixo.
      Beijinhos de estrelas.
      Lua

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Eu amei muito o seu texto sobre libélulas, e queria te pedir uma ajuda com uma coisa... hoje, eu estava em casa, e uma libélula entrou e voou na minha direção. Ela era linda, e não sei explicar direito, na hora, eu me senti bem, eu senti um negocio estranho e bom, tipo esperança, mas sei lá, não sei explicar. E ao mesmo tempo. eu estou sentindo que alguma coisa boa e importante vai acontecer na minha vida, não sei explicar, eu so´estou sentindo isso, e estou sentindo que essa mudança tem aver com a libélula que eu vi. Oque isso pode significar? Qual pode ser a mudança? Será que ela vai acontecer logo? Porfavor, me responda, eu te admirei muito pelo seu texto, e queira mesmo que voce me ajudasse! Muito obrigada, beeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, querida você mesmo já identificou, que coisas boas estão chegando para você, o que? e quando? isso só o tempo se mostrará. A 'libélula' já te deixou os boas energias, então aconselho a aproveitar essa fase e acreditar sempre que coisas boas e boas energias estão junto a você.
      Boa sorte sempre.
      Beijinhos de luz.
      Lua

      Excluir
  19. Hola! Soy mexicana pero trato de leer tu sitio.(esforzadamente) es bello! Lo he hecho motivada por la vista de una libelula en mi jardin! He visto muchos azules hermosos en Francia cuando estuve de vacaciones sobre los riachuelos, hoy me he sorprendido y quise saber mas...Gracias mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço eu pela visita amiga.
      Seja sempre bem vinda.
      Beijinhos de luz.
      Luia

      Excluir
  20. Parabéns pela belisima poastagem sobre libelulas q eu adorooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho Iris.
      Beijinhos de luz.
      Lua

      Excluir
  21. Ola minha mãe faleceu, horas antes dela falecer apareceu uma libélula e ficou voando em volta do leito em que ela estava. O que significou isso.meu pai faleceu quatro meses atrás. E minha mãe estava sofrendo muito. Pode ser esta libélula o espirito do meu pai? Mostrando o caminho de luz?







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito sobre suas perdas, sei bem como é se despedir de quem amamos.

      A libélula é um elemental encantado que aparece diante dos nossos olhos, para lembramos que muitas vezes a mudança é necessária.
      A libélula foi um maneira de acalmar o espírito dela e passar força e tranquilidade para você que teria que passar por mais essa provação.

      Tenha certeza que a onde eles estiverem estão zelando por você, e lembre-se deles sempre com alegria, sei que não é fácil, mais tenho certeza que irá conseguir superar essa fase e as boas recordações te ajudarão muito nisso.

      Fique em paz e que os Deuses te dê o equilibrio que precisa e que os Elementais te carregue no colo quando for necessário.

      Benção e luz.
      Lua

      Excluir
  22. Olá Lua, tudo bem?
    Eu encontrei em seu blog muitas curiosidades, as quais fiquei muito feliz, pois me orientou sobre os significados da libélula. Eu fiz várias buscas em sites, mas como todos coemntários: nenhum foi tão especial como o seu, parece que a sua narração nos leva as imagens, muito legal isso.
    Eu resolvi pesquisar sobre libélula por ter sonhado com uma grande libélula furtacor, ela tinha um brilho colorido tão intenso que no sonho fiquei fascinada, só que ela estava pousada como se fosse uma teia de aranha e meu irmão começou a cutucar. eu dizia não mexe deixa ela ai, ela saiu voando e eu meescondi atrás de uma porta (deixei uma fresta para espiar) na vida real eu sempre achei lindo os insetos, borboletas enfim, mas sempre fujo deles (engraçado isso). no dia seguinte ao meu sonho, eu estive com uma conhecida na biblioteca da minha faculdade e começamos a convesrar sobre vários assuntos da vida, isso foi ontem, mas só agora lendo o blog me dei conta de que o bichinho q pousou no computador dela era uma libélua e eu avisei, olhe ali ( ela disse que aquele bichinho sempre entrava ali), mas na faculdade é um campus têm vários tipos de insetos mesmo. que coisa mais curiosa tudo isso. eu estou passando por muitas oscilações, meu namorado se mudou p outra cidade, estou fazendo meu tcc, não gostei da cidade (não quero morar lá), mas sinto falta dele e sei q preciso tomar decisões. será que a fascinante libélula do meu sonho e tê-la visto na vida real tem alguma relação com o que eu relatei? Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, a vida da gente esta em constante mudanças,umas suavemente outras mais bruscas. E pelo seu relato,sua vida esta em fases de grandes mudanças. Tente compreender esses caminhos, e aprender até mesmo com aquilo que não gostamos no momento.

      Sinceramente espero que a visita da "libélula" na sua vida traga boas mudanças e grandes alegrias.

      Bênção e luz em seu caminhar.
      Bjs

      Excluir
  23. bom dia... sempre aparece em minha casa um libélula e agora me esclareceu com sua mensagens amei bjus.

    ResponderExcluir
  24. Bjs na próxima visita deixe seu nome.

    ResponderExcluir
  25. Sonhei que uma libélula me seguia o tempo todo,ela era brande e colorida,no inicio do sonho eu fugia dela, tentava me despistar, mas depois no outro sonho ela já não me incomodava, e estava bem mais bonita, eu chegava até a tocar nela sem medo... Adorei sua explicação, condiz mesmo com o que estou passando! Grande abraço de luz!

    ResponderExcluir

Agradecida a todos que deixam seu carinho escrito aqui nessa minha casa.
Então peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.
Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.