Minhas Canções.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cerejeira em Flor - Símbolo da Felicidade

Dedico essa bela imagem a você, querido amigo Wilson.

Em Março, no Hemisfério Norte, o inverno se vai com o branco da neve e o frio. A primavera chega, enfeita e dá cor à paisagem, o Japão é tomado por flores rosadas. São as sakura, flores de cerejeira. Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. Os grandes apreciadores da flor, fazem roteiros turísticos que acompanham a transformação da paisagem.
A Lenda
Conta a lenda que a princesa, Konohana Sakura Hime, caiu dos céus e pousou numa cerejeira, nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acredita-se então que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakura Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade.
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura no ki) tendo o significado de flor Sakura de cerejeira, era associada ao samurai, cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia da árvore. 
O Simbolo
A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo venera e respeita como a própria bandeira japonesa ou o Hino Nacional.
Apreciadores de flores de cerejeiras não faltam. Eles se reúnem em grupos e passam horas observando as belas paisagens que a primavera traz. A prática ganhou até nome: hanami. O hábito já tem mais de dez séculos e exige a dedicação dos participantes, já que, em cada região, o espectáculo só dura duas semanas. Para chegar no local e dia exatos, eles contam com a ajuda da Agência Meteorológica Japonesa, que informa até em boletins televisivos o momento do florescimento.
Os melhores lugares para assistir ao florescimento das cerejeiras, são tão disputados que alguns chefes de grandes empresas, chegam a mandar seus funcionários mais jovens irem primeiro aos parques, para garantir um bom posto de observação. A prática é acompanhada de piquenique e até saquê. Os mais desinibidos até cantam e dançam para celebrar a ocasião. Hoje, países como o Brasil e Estados Unidos também realizam o Hanami graças à iniciativa japonesa de, no início do século 20, distribuir trocas da árvore para diversas nações como prova de amizade. Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos, e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.
Até as flores são utilizadas e, depois de ficarem em conserva no sal, se transformam num chá, o sakura-yu, usado nas festas de casamento para pedir felicidade ao novo casal
A primavera inspira também o cardápio japonês. Doces, bebidas e alguns pratos ganham o toque das flores no formato e no sabor. São comuns docinhos simples, feitos de açúcar, em formato de sakura. O tradicional bolinho de massa de arroz, quando enrolado na folha da cerejeira, vira o sakura-mochi. Outras flores, como uma espécie comestível de crisântemo, também dão colorido aos pratos.
Antigamente, a sakura era considerado símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é frequentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento. No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras. (Professor Kiber Sitherc )
Contam, que os antigos samurais, ao morrer num campo de batalha, eram cobertos por pétalas de cerejeira, o que fazia seu espírito se encher de orgulho. 
O sakura (cerejeira) é o símbolo nacional, pois para os japoneses, sua forma e cor refletem os ideais mais puros e simples do ser humano. Praticamente todos os arranjos florais japoneses (ikebana) contém flores, botões e ramos de cerejeira. 
O Fruto e a Saúde
Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores originárias da Ásia, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
Fontes:  Wikipedia
http://geocities.ws/reflexoesvirtuaisnatureza/a_primavera_em_nos.html
http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt

O Tronco da Cerejeira significa Amor e Sabedoria.
As Flores representa Vida, Felicidade, Fartura.
Embaixo de uma cerejeira, é um dos melhores locais para recarregar as energias, acalmar a alma, acalentar o coração, e meditar para novos caminhos.
A Estação chega dia 20/março as 02:14:25.
A todos os meus amigos do Hemisfério Norte, que a Prima-Vera chegue repleta de flores de Cerejeira.
Beijos de cerejas.
Lua.

21 comentários:

  1. Olá!
    Sim, este é Chris, na pequena caminhada nos blogs hoje em dia, agradecendo por seus comentários!
    Mas eu não gastar a cada dois dias! Deve ser dito, que o blog "diretório", eu levo muito tempo, o número de pessoas aumenta a cada dia!
    Eu confio um pouco sobre as diferentes pessoas que eu conheço, para dar mais escala!
    É sempre bom voltar para casa!
    Espero que esta visita irá encontrá-lo em boa saúde e, especialmente, muito amor, porque é isso que dá a vida!
    Desejo-lhe um grande dia
    Atenciosamente
    Chris

    http://nsm01.casimages.com/img/2009/05/19/090519080136505743688116.jpg

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!!!
    Amiga, obrigado pela homenagem!!!!
    No momento atual, é algo que me trás muita alegria!!!!

    Realmente, aqui no Japão o sakura é muito celebrado.
    TV, jornal e etc a toda hora estão informando sobre o seu florecimento, pois a cada ano, com o aquecimento global, estão florecendo mais cedo.
    O tempo que as flores ficam nas arvores é muito curto, portanto seus admiradoresprecisam ser rápidos rs
    Beijocas

    Ah! Caso eu tire alguma foto, mando pra ti.
    Os parques lotam, quase impossível de se sentar embaixo de uma arvore, pois o costume é fazer um piquinique por dizerem que da sorte.

    ResponderExcluir
  3. Está tudo ótimo Cris, mais uma vez agradeço suas palavras e seu presente.
    Beijos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Wilson, não preciso nem dizer o quanto gosto de você.

      Vou aguardar quantas fotos puder me mandar, e se eu fosse você arrumaria um jeitinho nem que seja na madrugada para desfrutar das boas energias das cerejeiras, rsrsrs

      Tenha um lindo dia.
      Beijos de cereja.
      Lua.

      Excluir
    2. Bom dia!!!!
      Já estou a combinar com uma amiga de irmos na época de sakura no castelo de nagoya, que completou 400 anos ano passado e fica muito bonito nesta época do ano.
      Você co
      Entou sobre os frutos da cerejeira.
      Existe o ume que ao contrário da cereja, é azedo.
      Os japas comem com arroz, ele puro ou fazem bebida alcoólica com ele.
      Eu já tentei comer, mas não gostei rs
      Beijos

      Excluir
    3. Castelo!!!Deve ser lindo.
      Estou aguardando as fotos, não esqueça!!!!
      Beijos de alegria.
      Lua.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Agradecida querida.
      Amo seu espaço de encantamento.
      Beijos de luz.
      Lua.

      Excluir
    2. Un canto a la vida,en mi ciudad empiezan a florecer ahora es una maravilla,tu espacio esta lleno de luz,un abrazo .J.R.

      Excluir
    3. Imagino a beleza que vai ficar por ai querido amigo José Ramon.
      Mande-me fotos.
      Abraços mágicos.
      Lua.

      Excluir
  5. Minha querida Lua
    estou tao atrapalhada com mues projetos de trabalho
    que mal tenho tempo para respirar esses dias! Mas tempo me permitindo, nao deixarei de passar por aqui mesmo se pra te deixar um beijao ou dizer um simples Oi.
    Fique bem
    Beijosoooosooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga entendo perfeitamente a correria do dia a dia.
      É sempre muito bem vinda em meus mundinhos.
      Beijos de hortelã.
      Lua.

      Excluir
  6. Há um tempo atrás eu vi um programa da Regina Casé MARAVILHOSO sobre as cerejeiras no japão. Veja aqui eu achei no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=W_9MytiXaMQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida Lu por me indicar é lindo amiga.
      Beijos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  7. OI querida estou bem sim, obrigada por perguntar...
    Olha esta árvore é lindissima. Delicada, sou fã dela.
    Adorei seu post, esta bem explicadinho. Muito interessante.
    Obrigada.
    Beijos querida e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga você é sempre muito carinhosa.
      Agradecida pela amizade.
      Beijos de luz.
      Lua.

      Excluir
  8. Olá Lua,
    Vim retribuir a sua visita e dizer que tmb estou te seguindo!
    Podemos trocar figurinha sobre fotografia sempre que vc quiser, sinta-se a vontade para postar as perguntas no meu blog. A fotografia é realmente encantadora, amo o que faço do fundo do meu coração!
    Te desejo um final de semana iluminado!
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani seja bem vinda!
      Com certeza vamos trocar boas idéias.
      Agradecida por compartilhar o saber.
      Beijos de paz.
      Lua.

      Excluir
  9. Que hermosa leyenda amiga mía no la conocía y gracias tu esta entrada tan linda la he conocido. A mí me encanta la flor del naranjo, el cerezo y la del almendro, que por primavera florece con esplendor.


    Un beso de hadas con mi cariño.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prima-vera chega trazendo preciosos presente.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos de laranja.
      Lua.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradecida a todos que deixam seu carinho escrito aqui nessa minha casa.
Então peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.
Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.