Minhas Canções.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Centauros



Na mitologia grega, os centauros (em grego Κένταυρος Kentauros, "matador de touros", plural Κένταυρι Kentauri; em latim Centaurus/Centauri) são uma raça de seres com o torso e cabeça humanos e o corpo de cavalo.
Viviam nas montanhas de Tessália e repartiam-se em duas famílias:
Os filhos de Íxion e Nefele, que simbolizavam a força bruta, insensata e cega. Viviam originalmente nas montanhas da Tessália e alimentavam-se de carne crua. Alternativamente, consideravam-se filhos de Kentauros (o filho de Íxion e Nefele) e algumas éguas magnésias, ou de Apolo e Hebe. Conta-se que Íxion planejava manter relações sexuais com Hera, mas Zeus, seu marido, evitou-o moldeando uma nuvem (nefele, em grego) com a forma de Hera. Posto que Íxion é normalmente considerado o ancestral dos centauros, pode se fazer referência a eles poeticamente como Ixiónidas.
Os filhos de Filira e Cronos, dentre os quais o mais célebre era Quíron, amigo de Héracles, representavam, ao contrário, a força aliada à bondade, a serviço dos bons combates.
Os centauros são muito conhecidos pela luta que mantiveram com os Lápitas, provocada pelo seu intento de raptar Hipodâmia no dia da sua boda com Pirítoo, rei dos Lápitas e também filho de Íxion. A discussão entre estes primos é uma metáfora do conflito entre os baixos instintos e o comportamento civilizado na humanidade. Teseu, um herói e fundador de cidades que estava presente, inclinou a balança do lado da ordem correcta das coisas, e ajudou Pirítoo. Os centauros foram expulsos da Tessália e vieram a habitar o Épiro. Mais tarde Héracles exterminou quase todos

Os centauros são muito conhecidos pela luta que mantiveram com os Lápitas, provocada pelo seu intento de raptar Hipodâmia no dia da sua boda com Pirítoo, rei dos Lápitas e também filho de Íxion. A discussão entre estes primos é uma metáfora do conflito entre os baixos instintos e o comportamento civilizado na humanidade. Teseu, um herói e fundador de cidades que estava presente, inclinou a balança do lado da ordem correta das coisas, e ajudou Pirítoo. Os centauros foram expulsos da Tessália e vieram a habitar o Épiro. Mais tarde Héracles exterminou quase todos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Fotos: A 1ª Cenas da batalha entre os Lápitas e os centauros foram esculpidas em baixo relevos no friso do Partenão, que estava dedicado à deusa da sabedoria Atena. A 2ª, não sei o autor de tão bela pintura.

Como costumo falar toda lenda tem um que de verdade. Muitas Histórias verídicas se transformaram em lendas simplesmente por não existir prova científica.
Quem lida com a magia, com a natureza não precisa de provas se isso ou aquilo existiu, precisa simplesmente de sensibilidade e intuição. Pois estamos rodeados de seres encatandos, que muitas vezes não se enxergam com olhos, mais sim com a visão.
Beijos cheios de estrelas a todos.
Lua..

10 comentários:

  1. São criaturas interessantes. Um belo dia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querida Melo, volte sempre.
      Beijos de magia.
      Lua.

      Excluir
  2. Nossa que lenda mais interessante ne?
    Seu blog é magico, me sinto num conto de fadas.
    Bjos de luzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Canela, você é muito amável.
      Agradecida pelo carinho.
      Beijos repleto de amizade.
      Lua.

      Excluir
  3. Passando para agradecer a visita! Que 2012 seja um ano mágico pra nós! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby, foi uma alegria te visitar.
      Beijos de rosas.
      Lua.

      Excluir
  4. Lua sou sagitariana, muitas vezes me sinto meio bicho, meio homem,travo batalhas gigantescas comigo mesma, nada de assustador, creio na existência de mitas coisas mágicas, às vezes me sinto fada, ás vezes me sinto bruxa, sei que possuo poderes que muitos não acreditam.... mas me amo mesmo assim kkkkkkkkkkkkk
    Bjux mágicos
    Tem selin ho no meu blog pra vc passa lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ser humano pelo menos algumas vezes, se senti assim querida Dru.
      As pessoas não precisam acreditar em você, basta você mesma se acreditar e, seguir sempre sua intuição e seus poderes.
      Beijos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  5. Post muito interessante! Tem uma "brincadeira" e uma "surpresa" pra você lá no blog!
    Vem!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querida Elaine, você sempre é muito carinhosa.
      Beijos de perolas.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.