Minhas Canções.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ritual do Sabbat Litha

Estou de volta só hoje (19/12) e amanhã (20/12), pois a minha jornada fora, continua.



O ritual que se segue é tradicionalmente realizado pelos Bruxos numa clareira na floresta, num grande jardim afastado, no topo de uma colina ou em qualquer outro lugar da Natureza. Comece arrumando pedras no chão para formar um grande círculo com cerca de 3m de diâmetro. Com uma espada cerimonial consagrada ou uma longa vareta de madeira (preferivelmente uma vara de sorveira recentemente cortada), trace o símbolo poderoso e altamente mágico de um pentáculo (estrela de cinco pontas) dentro de círculo de pedras. Acenda cinco velas verdes para simbolizar os poderes da Natureza e a fertilidade, e coloque uma em cada ponta do pentagrama, começando pelo leste e continuando em movimento destrógiro.
Monte um altar ou coloque uma pedra grande e achatada no centro do pentagrama voltada para o norte, como um altar, e, sobre ela, uma estátua representando a Deusa. Em cada lado dela, acenda uma vela branca de altar. No ponto cardeal correspondente ao Ar, coloque um sino de latão, consagrado, e um incensório de olíbano com incenso de mirra. No ponto cardeal correspondente à Água, coloque um cálice com vinho, um pequeno prato com sal e uma pequena tigela com água (preferivelmente água fresca da chuva).
Observação:
A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.
As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente
Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.
Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich 
Rituais e cerimônias
 Lembre-se, qualquer Ritual ou cerimônia pode ser adaptado para qualquer praticante de um solitário ou um grupo pequeno, com apenas um pouco de planejamento pela frente.
* É Litha, o dia mais longo do ano! O sol vai brilhar mais hoje do que em qualquer outro dia do ano, e é um dia para chegar ao ar livre e comemorar. Passar o dia ao sol com sua família. Brincar ao ar livre, vá para uma caminhada, e desfrutar de todas as delícias da terra tem para oferecer. Aqui estão algumas idéias para as formas de celebrar o solstício de verão.
* A Deusa Sol. As línguas celtas são alguns dos muito poucos em que os nomes para o "sol" são substantivos femininos, o que atesta a importância de uma só vez dessas deusas. Uma série de mitos que cercam estas senhoras de luz foram preservados. Entre os mais conhecidos são Sul (Anglo-Celtic), Dia Griene (escocês), a princesa do Sol (Breton), e Grian e Brid (irlandês). 
* Não importa o faça, como faça, desde que faça com responsabilidade e alegria, o mais importante neste dia é comemorar a luz solar, pois sem ela nada existe, nada cresce, nada germina, nada vive.
Vamos entrar nesse novo ciclo acreditando na melhora do mundo, dos seres humanos, acreditando que uma nova etapa e vitoriosa começa agora!!
Abençoado sejam todos!!!
Beijos de girassol.
Lua.

2 comentários:

  1. Ola Lua querida... saudades!!!! Boas férias, um Natal pleno de amor Cristão, cheio de Paz e Luz. Bjss de carinhos. Miriam
    www.cadavoltaumrecomeco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agradecida querida Miriam, te desejo tudo em triplo.
    Beijos e bençãos.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.