Minhas Canções.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fênix

* A Fênix, simbolizava a esperança e a continüidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
* A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma Fênix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97,200 anos.
* Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova Fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol.
* Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto.
* A vida longa da Fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.
* Outra característica da Fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
* Atualmente os estudiosos creem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. 
* Na arte cristã, a Fênix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.
* A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
* Para os gregos, a Fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes. Há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
* Os egípcios a tinham por "Bennu" e estava relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
* Na China antiga a Fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado.
Fonte: Wikipédia

Independente da cultura ou da lenda, todos concordam em um ponto a Fênix se tornou simbolo de superação de grandes obstáculos.
Então que todos, no momento certo, faça ressucitar a Fênix que há dentro de nós, para assim superarmos com força, dignidade as pedras que surgem em nosso caminho.
Ela representa o sol, símbolo de força, beleza, humildade e renascimento.
Abençoados todos.
Lua.

9 comentários:

  1. Que lindo, amei saber um pouco mais! beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  2. linda, amiga querida!! me encanta el simbolismo del ave Fénix!

    un abrazo fuerte.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga!!!
    Ando acessando seu blog pelo meu celular, mas não ando conseguindo deixar comentários.
    Você podia mudar a versão para quem acessa o blog pelo celular ne?! Rs
    Uma dica rs
    Realmente a Fênix vem nos trazer uma "força", uma "esperança", novo começo com sua simbologia.
    Independente, como você mesma escreveu, da crença.
    A vida é cheia de fins e começos e às vezes nos desanimamos no caminho...
    Ótima mensagem...
    Ótima ajuda...
    Beijos e lambeijocas dos pequenos rs

    ResponderExcluir
  4. * Agradecida pelo carinho, querida SIMONE.
    Beijos de colibri.


    * Também me fascina muito a Fênix.
    Beijos de amizade, querida Patricia.


    * Querido amigo "NÓS, OS CACHORROS, estava com saudades de te ver por aqui. O renascimento é sempre muito importante.
    Beijos carinhosos para você e pros peludinhos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua pesquisa da Fênix, achei muito interessante a simbológia que ela carrega em vários ícones da mitologia. Parabéns querida!
    Tenha um ótimo domingo!Bjus!

    ResponderExcluir
  6. wouahou j'adore ! merci pour toutes ces informations sur cet animal mythique !

    ResponderExcluir
  7. * Querida LILI REBUÁ a mitologia da Fênix realmente encanta.
    Beijos de alecrim.


    *Querida MUMU, é sempre um prazer compartilhar.
    Beijos estrelares.
    Lua.

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a sua mensagem... sou lider e um coven e meu animal de poder eh a fenix, todos do coven sabia +- a historia do seu animal e eu tentei umas vezes procurar mas so achava coisas do tipo de animação como desenhos japoneses... Seu blog eh maravilhoso ja ajudou em muito meu coven... espero q continue assim...


    Beijos Flamejantes...

    ResponderExcluir
  9. Angel Firebird, fico feliz que o conteúdo do meu site, tem te ajudado. Minhas postagem são sempre com o intuito de compartilhar e multiplicar o sabe, e fico sempre grata e surpresa com o retorno. Agradeço aos Deuses por isso.

    Fique sempre a vontade para voltar.
    Abençoada seja sempre.
    Blessed Be!!!
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.