Minhas Canções.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Roda do ano gira e, aqui pelo Hemisfério Sul Beltane está chegando!!!

Beltane (Rudemasd, Walpurgisnacht) - A Fogueira de Belenos, Festa da Primavera.
O Sabbat Beltane comemora a união entre a Deusa e o Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É a bonita celebração da união entre o feminino e o masculino.
Quem é pagão sabe que a busca por essa união é algo comum e constante. Não se deseja ser mais ou menos e sim estar junto para celebrar a natureza, o encontro e a constante caminhada rumo ao infinito. 

Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e a todos. O sol retorna com sua intensidade singular possibilitando a continuidade… O Sol está se aproximando do seu apogeu, se fortalecendo, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.  A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no ápice de sua beleza e feminilidade. Eles irão se entregar um ao outro para que a Terra toda celebre essa dança e sinta a fertilidade em suas entranhas.



* Ritual para Beltane
Beltane inicia-se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua na véspera de 1º de Novembro para iluminar o caminho para o Verão. Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais, todos dançam de maneira muito alegre, em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus.
A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1º, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.


* No Hemisfério Norte se comemora o Sabbat de Samhain, que não tem nada a ver com   festa do Halloween. Afinal não foram os Celtas que inventaram  essa festa em particular, a Igreja Católica, devido a completa ignorância do saber das tradições, determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.
O Samhain marca o inicio do ano celta, era um dia mágico muito esperado pelos antigos povos celtas, um festival tão importante que sobrevive até hoje em vários Países herdeiros da cultura celta e em outros que incluíram esse costume antigo de varias tribos à suas crenças atuais, como é o caso do dia de finados e todos os santos, data muito comemorada no cristianismo e o halloween (dia das bruxas) bastante difundido no mundo principalmente nos Estados Unidos.
Quer saber mais sobre essa festa que acontece no Hemisfério Norte, click no endereço abaixo, do site da minha amiga Maria - O Mundo de Avalon.

Todos os Sabbat são especial, mais Beltane é uma das festas mais bonitas, parece que a alegria contagiante desse dia, entranha na alma, deixando assim nossos espíritos mais iluminado irradiando pura energia!
Que Beltane chegue trazendo muitas alegrias, felicidades  e iluminação solar a todos.
Que a alegria da Festa popular do Halloween encha os corações.
Beijos de encantamento.
Lua.

8 comentários:

  1. Minha querida amiga, festa é coisa para nos deixar alegres e felizes, e a positividade telurica da natureza contribuindo é melhor ainda.Obrigado por tua nobre visita no meu cantinho lá tem selo especial para os amigos especiais. Seu blog esta na lista.
    Tenha um lindo fim de semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Lua venho desejar um mágico fim de semana.
    E que Beltane traga alegria e felicidade para toda a sua familia e amigos.

    Beijokas

    Maria

    ResponderExcluir
  3. Ciao Lua, finalmente qualcuno che mi spieghi da dove deriva Halloween. Non amo molto questa festa, ma dopo il tuo commento cercherò almeno di capirla. Credevo fosse una festa creata solo per far spendere soldi ed invece vedo che c'è tutta una tradizione. Un amichevole abbraccio.

    ResponderExcluir
  4. uuaauu...que blog,linnndooo,amei..bjs.

    ResponderExcluir
  5. * Querida FÊNIX vou em breve buscar meu selinho.
    Beijos de Jasmim.

    * Amiga MARIA que a alegria de Beltane perdure por todo o ano vindouro.
    Beijos mágicos.

    * ELIO, fico muito feliz por ter mostrado uma outra face das tradições antigas.
    Abraços coloridos.

    * Querida LISETTE, vai ser muito divertido mesmo.
    Beijos de mirra.

    * "FLORESDASUELI", fico feliz que tenha gostado, volte sempre que sentir saudades.
    Beijos de canela.
    Lua.

    ResponderExcluir
  6. Oláááá, Merry Meet!!
    Tem alguém fazendo aniversário aíiii??
    Se não me engano, acho que sim! Não sei o dia certo, mas MUITOS PARABÈNS, muita energia boa pra ti, muita saúde e paz ao redor. Que todos te levem apenas notícias e bons atos!
    Minha querida do blog mais lindo que já vi, te desejo noites mágicas, verdadeiras, onde vc possa viajar, ser livre e feliz!
    Beijos encantados e Happy Halloween!!

    ResponderExcluir
  7. Tem simmmmmmmmmmmmmmmm, dia 31/outubro!!!!!!
    Amiga Cris agradecida pelo carinho, e pela amizade, e estou on line(pois agora já são 00:58)
    Fiquei muito feliz em te receber, pois foi a 2º pessoa que me felicitou. Estou muito felizzzzzz.
    Feliz Halloween, Feliz Beltane.
    Beijos mágicos.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.