Minhas Canções.

domingo, 9 de outubro de 2011

Lenda do Deus Celta Belenos

* No dia 31 de outubro comemoramos o Sabbat de Beltane pelo Hemisfério Sul. Então resolvi postar alguns artigos dentro desse mês, sobre essa festa tão importante do calendário Pagão. Lendas dos Deuses reverenciados, comidas e bebidas típicas, bençãos. Espero que todos gostem.

* O Deus Belenos é reverenciado no Sabbat de Beltane, Belenos é tido como alegria personificada e festeira e, distribuidor da cura.
O deus-pai da luz, cura e o Outro Mundo
Assim como Danu, Bel é uma das deidades mais antigas, com muitas contrapartes em outras culturas. Apartir do momento em que as tradições desenvolveram-se independentemente, determinar a verdadeira história de Bel tornar-se algo difícil.
Em um resumo simples, Bel é o deus do Outro Mundo, talvez o marido de Danu, e portanto o pai titular das Tuatha Dé Dannan. Em algumas tradições, ele é chamado "o Pai dos Deuses e dos Homens". Bel, escrito também Bile, pode ser um deus-sol, e é ligado à cura, quentura, e luz. Ele também é um deus da morte, e acompanha as almas para o Outro Mundo, onde ele rege. Ele é o deus de Bealtainne, ou "Os Fogos de Bel".

Na mitologia céltica, Belenus (também conhecido como Belenos) foi uma deidade cultuada na Gália, Britânia e nas áreas célticas da Áustria e Espanha. Foi o deus do Sol celta e tinha templos em Aquiléia do Adriático a Kirkby Lonsdale na Inglaterra.
A etimologia do nome é obscura. Sugestões incluem "brilhante único", "o único luminoso" e deus "henbane".
Ele pode ser a mesma deidade que Belatu-Cadros.No período do Império Romano era identificado com Apolo.Existem correntemente 51 inscrições conhecidas dedicadas a Belenus, concentradas principalmente na Aquiléia e na Gália Cisalpina, mas também se estendem à Gália Narbonense, a Noricum e mais além. Imagens de Belenus às vezes o mostram estando acompanhado de uma fêmea, imaginada como a deidade gaulesa Belisama.
Na Gália e Britânia antiga, Apolo pode ter se igualado a quinze ou mais diferentes nomes célticos e epítetos (notavelmente Grannos, Borvo, Maponus, Moritasgus e outros).
Fonte: Wikipédia
Imagem: Michele-Lee Phelan

Que a Alegria de Belenos contagie cada Ser Humano desse planeta e, que com isso as pessoas se tornem mais amáveis e receptíveis. Que Ele cure todas as almas que andam a vagar por esse vasto Planeta.
Bençãos e Bençãos.
Lua.

8 comentários:

  1. Que realmente os grandes encantados da natureza,tornem o ser humano mais humano de verdade e o amor no coração de cada um seja vivo,para que o mundo seja melhor.
    Linda mensagem de otimismo de paz e de esperança.
    Um lindo domingo para ti e todoso os seus.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. querida amiga, que las energías del Bien, el Amor y la Paz impregne los corazones!!

    un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Fênix querida, que esses desejos tripliquem em mil vezes a todos.
    Beijos mágicos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Patricia é o que mais desejo...
    Beijos de harmonia.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. Lua ottimo ed interessante post su questa leggenda. Aspetto con ansia il seguito. Buona giornata (qui sono le 19,30, ma penso che da voi sia ancora mattina a causa del differente fuso orario) ed un cordiale saluto.

    ResponderExcluir
  6. Uma lenda...ou uma bela história, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  7. * ELIO agradecida pelo carinho dos comentários.
    Beijos de magia.


    * Muitas vezes as verdadeiras histórias, viram lendas e, as lendas viram mitos...
    Boa semana, querida LISETTE.

    Lua.

    ResponderExcluir
  8. lua
    neste novo ano desejo o melhor do mundo e...


    Novo Ano
    Nova Vida
    Nova Esperança...
    Novo Recomeçar...

    E neste Ano

    Eu quero
    Nova vida
    Nova Esperança
    Novo Renascer...


    um beijo (espero um melhor 2013... o 2012 cansou-me muito...)

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.