Minhas Canções.

sábado, 15 de outubro de 2011

Lenda da Deusa Flora

* A Deusa Flora e homenageada no Sabat de Beltane

Flora, na mitologia romana, é uma ninfa das Ilhas Afortunadas. Esposa de Zéfiro e deusa das flores. Na Grécia é chamada de Clóris.
Flora é a potência da natureza que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”. A lenda pretende que Flora foi introduzida em Roma (tal como Fides) por Tito Tácito, juntamente com outras divindades sabinas. Era honrada quer por populações itálicas não latinas como latinas. Algumas populações sabinas tinham-lhe consagrado um mês, o correspondente a Abril do calendário romano.
Ovídio relacionava com o nome de Flora um Mito helênico, supondo que, na realidade, ela era uma ninfa grega denominada Clóris. Num dia de Primavera em que Flora errava pelos campos, o deus do vento, Zéfiro, viu-a, apaixonou-se por ela e raptou-a. Desposou-a, em seguida, num casamento público. Zéfiro concedeu a Flora, como recompensa e por amor, o reinar sobre as flores, não só sobre as dos jardins como, também, sobre as dos campos cultivados. O mel é considerado como um dos presentes que Flora ofertou aos homens, tal como as sementes das inumeráveis variedades de flores. Ao narrar esta lenda, de que é talvez o inventor, Ovídio refere explicitamente o rapto de Orítia por Bóreas. Este rapto é, sem dúvida, o seu modelo, mas acrescenta-lhe um episódio singular; é Flora quem está na origem do nascimento de Marte. Juno, irritada com o nascimento de Minerva, saída espontaneamente da cabeça de Júpiter, quis conceber um filho sem o auxílio de um elemento masculino. Dirigiu-se a Flora, que lhe deu uma flor cujo simples contacto era suficiente para fecundar uma mulher. Foi assim que Juno, sem se unir a Júpiter, deu à luz o deus cujo nome é o do primeiro mês de Primavera.
Flora tinha um sacerdote particular em Roma, um dos doze flâmines menores, que eram considerados como instituídos por Numa. Celebravam-se em sua honra as Floralia, caracterizadas por jogos em que participavam as cortesãs. flora e o nome da fada das flores
Fonte: Wikipédia

Que a Deusa distribua muita alegria, harmonia e felicidade em todos os lares e, por cima de todas as cabeças.
Abençoado seja todos!!!
Lua.

6 comentários:

  1. Olá!!

    Que lindo seu blog, gosto do que vejo e de tudo que li!

    Se puder, venha conhecer o Alma- meu blog! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ciao Lua, la mitologia greca e romana ci ha trasmesso molte cose compreso il fatto di rispettare la natura. Pensa se non ci fossero Flora e Fauna (di quest'ultima facciamo parte anche noi), la nostra terra sarebbe ben misera. Ottimo post, cara amica, e buona domenica.

    ResponderExcluir
  3. Querido Vinicius fico muito feliz que tenha gostado.
    Boa semana.
    Beijos de lavanda.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Querido Elio somos parte de um todo muito grande e, hoje em dia necessitamos aprender a conviver em harmonia com o planeta.
    Beijos no coração.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. Preciosa enseñanza.
    La mitología es un gran libro de sabiduría siempre en conexión con la Natualeza (Madre Divina)


    Gracias.

    ResponderExcluir
  6. A Deusa esta presente em nossas vidas sempre, só o muda o nome dela na hora da oração, só isso, pois a Deusa continua a Deusa.
    Olga e Carlos fico muito feliz por te-los como meus novos amigos.
    Abraços mágico.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.