Minhas Canções.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projeto "Chefs na escola, recriando a merenda"

Olha que Projeto bom que começou aqui no Rio de Janeiro.
Projeto "Chefs na escola, recriando a mereda"
Campo-cozinha-escola
* Um novo projeto de boa alimentação começou do dia 09 de agosto no Rio de Janeiro.
* A alimentação nas escolas ganhou um toque de mestre. No dia 09/08, foi lançado o projeto “Chefs na Escola: recriando a merenda”, no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos. A primeira edição contou com a presença das chefs Roberta Sudbrack e Teresa Corção.
* O projeto é uma iniciativa da Malagueta Comunicação em parceria com o Instituto Maniva, com o apoio da Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação e do Observatório da Educação CAPES/INEP - Núcleo Local NUTES/UFRJ.

* - Pensamos sempre na melhoria da qualidade dos alimentos que chegam aos alunos. Esse projeto vem motivar os profissionais que preparam e servem as refeições e trazer mais conhecimento ao seu trabalho diário disse, Fátima Abreu.

* A partir do próximo mês, receitas de sete profissionais renomados serão incluídas no cardápio de toda a rede estadual: Teresa Corção (presidente do Instituto Maniva e chef do restaurante O Navegador), Claude Troisgros (Olympe), Frederic de Mayer (Eça), Felipe Bronze (Oro), Mariana Rodrigues (Comida em Cena), Ana Pedrosa (consultora gastronômica) e Roberta Sudbrack (RS).

* A proposta é promover a integração campo-cozinha-escola, baseado na Lei da Alimentação Escolar (11.947/2009). Para o projeto, a Coordenação de Alimentação Escolar da Seeduc selecionou dez gêneros alimentícios que já fazem parte do cardápio: banana, mandioca, abobrinha, cenoura, ovo, tomate, arroz, abóbora, tangerina e bananada.

* - A ideia não é tentar impor nada às merendeiras, porque eu aprendo muito mais do que ensino. Elas gostam muito do que fazem e merecem ser reverenciadas por causa de todo esse carinho que dedicam – disse Roberta.
* Antes da refeição, os jovens foram convidados a participar da dinâmica Bagunça na Cozinha. Cada estudante foi desafiado a descobrir que alimento estava escondido na ‘caixa dos sentidos’ usando apenas o tato.

* - Essa é uma atividade sensorial com os alimentos. A proposta é que os estudantes entrem em contato com produtos que eles muitas vezes não conhecem. – explica Teresa, que conduziu a dinâmica.

* Cada vez mais, os jovens têm despertado o gosto pela gastronomia, segundo Teresa Corção, que também foi parceira da Seeduc numa oficina desenvolvida no Colégio Monteiro de Carvalho.

* - A juventude é curiosa e gosta de ter autonomia na cozinha. Algumas mães me diziam que seus filhos passaram a cozinhar em casa, para reunir a família. Cozinhar também tem esse papel agregador.
* Em um País com a extensão territorial que temos, em um solo, 80%, maravilhoso que tudo que planta dá retorno, é uma vergonha o que se oferece na merenda escolar.

* Criança bem alimentada aprende melhor. Infelizmente não é isso que vemos pelas Capitais Brasileiras.
* A merenda escolar nas Escolas Públicas, na maioria das vezes é pésima e muitas vezes nem existem.
* Várias denúncias de produtos com validade vencida, produtos sem refrigeração e até estragados, já foram flagrados pela impressa gerando grandes denúncias.
* Muitas dessas crianças que vão a escola, só tem essa alimentação, então os Governos seja Estadual, Federal ou Municipal tem obrigação de fiscalizar, para que essas crianças tenham uma alimentação de boa qualidade, saudável, balanciada, bem feita e gostosa.
* Segundo os meios de comunicação, milhões de Reais, segundos os políticos, são liberados para isso.
* Eu sei que não é isso que vemos, mais temos que ser vigilantes, para amanhã quando cobrarmos uma solução, saber o que estamos exigindo. E essa campanha é muito legal, pois além de melhorar a alimentação, trazem os jovens até para uma futura profissão.

* A cozinha é um lugar sagrado. É lá que depositamos todas as nossas energias para fazer um alimento carregado de bons fluídos. É lá que a verdadeira alquimia acontece, seja no alimento, fazendo um chá, ou simplesmente se reunindo com amigos pra um bate papo. Por isso é tão importante esses projetos que valorizam a alimentação e a boa execução.

* A Fome ainda é um grande mal desse século... E só aumenta....

Bom final de semana a todos.
Abraços carregados de paz.
Lua.

2 comentários:

  1. Oi Amiga Lua!!!
    Que projeto legal!!!
    Assim com certeza as crianças terão uma merenda mais nutritiva!!!
    É muito bom saber disso e super legal você ter divulgado!!!
    Eu realmente não sabia...
    Você tem facebook?!
    Queria ter mais tempo para ficar fuçando aqui no seu blog, pois tem várias coisas muito interessantes!!! rs
    Obrigado pelas visitas e saiba que a amizade é recíproca!!!
    Bom fim de semana!!!
    Abraxos.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, não tenho facebook, sou meia alienada quanto a isso, rsrsrs.
    Fico feliz que tenha gostado do post.
    E fique a vontade pra fuçar, sempre que tiver tempo!!!!!
    Beijos de anis.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.