Minhas Canções.

domingo, 17 de julho de 2011

Dia dos Protetores da natureza

* O Curupira – um dos protetor das Florestas
* A lenda do Curupira faz parte da mitologia dos índios tupi-guaranis. O nome deste herói das matas é formado pela junção dos termos curu, parte inicial da palavra curumim, menino, em tupi-guarani; e pira, que quer dizer corpo. O Curupira é também conhecido pelos nomes de Caipora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora e Anhangá. Com cada um desses nomes, pode apresentar variações tanto em relação a seu aspecto visual, quanto em relação ao seu comportamento.
* Castigo – A versão mais conhecida é a do Curupira como uma espécie de anão, de cabelos vermelhos e pelo e dentes verdes, protetor das árvores e dos animais. Torna-se um perigoso inimigo daqueles caçadores que matam por prazer, e não por necessidade, e costuma partir os machados de quem tenta abater as árvores.
* Em algumas versões da lenda, o Curupira é capaz de transformar os filhos e mulher dos caçadores maus em caça, para que este os mate sem saber.
Pés – Seus pés virados para trás deixam rastros falsos, despistando os caçadores. Às vezes, ele é visto montando um porco-do-mato.
* Diz-se que quem o vê na floresta perde o rumo e não consegue mais encontrar o caminho de volta. E também que é impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, o Curupira pode chamá-las com gritos que imitam a voz humana. De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um rolo de fumo para agradá-lo, caso cruze com ele.
* Descobrimento – Os primeiros relatos acerca do Curupira são da Região Sudeste, datando da época do Descobrimento do Brasil. Uma carta do Padre Anchieta, de 1560, dizia: “Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante”. Os índios, para agradá-lo, deixavam penas, esteiras e cobertores nas clareiras.
* Pai do Saci – Diz-se que o Curupira também tem o poder de ressuscitar animais mortos e que seria o pai do Saci Pererê. O mito indígena do Curupira acabou ganhando todo o país e é considerado, com o do Saci, o de maior popularidade entre os brasileiros. As florestas protegem nossos rios e garantem a qualidade de nossas águas
* Existem diversos protetores da natureza, os elementais são defensores fervorosos desde que o mundo é mundo.

* O Brasil tem um território muito extenso, e tem os mais diferentes tipos de clima, de solo e de relevo. Portanto, a flora e a fauna também são variadas. E existem diversos mitos e lendas.
* Falamos a mesma língua no Brasil mais com costumes totalmente diferente de lugar para o outro, mais uma coisa todos entendem temos que preservar todas as formas de parques, jardins, matas, bosques, rios, mares. Isso não é papo de ambientalista, isso é obrigação do ser humano como um todo, pois o planeta depende disso para sobreviver para as futuras gerações.
* Todos sabemos que a natureza é vida, e que, por isto, precisamos preservá-la. Porém nota-se que, a cada dia, o verde diminui mais no mundo. Florestas são queimadas e têm suas árvores derrubadas, e ainda há caçadores que matam animais raros, que traficam pássaros e diversos tipos e espécie de animais para fora do país. E isso sem entrar no assunto das “madereiras” que destroem quilômetros de mata que levou séculos para ser construídas em no máximo 3 dias de máquinas. Com isso eles não destroem só as árvores, mais todo um eco sistema.
* Estes fatores prejudicam o equilíbrio ecológico e acabam trazendo problemas para os homens.
*Neste dia, temos que nos lembrar de que a preservação da natureza é essencial para a vida do planeta. As florestas não podem ser destruídas, e é dever de todos protegê-las, independente de cor, credo ou classe social.

Bom domingo e, viva os protetores!!!!!
Beijos de fadas.
Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.