Minhas Canções.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia de Sat'Ana - 26 de julho

* Histórico
* Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
* Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
* Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
* Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr. Yônâkhîr e Jacó eram filhos de Matã e Sabhrath. Jacó foi o pai de José, desta forma, José e Maria eram primos.
* Devoção

A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha. Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.Em França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623.
* Oração
Santa Ana Senhora Sant'Ana,
fostes chamada por Deus
a colaborar na salvação do mundo.
Seguindo os caminhos da Providência Divina,
recebeste São Joaquim por Esposo.

Deste vosso matrimônio, vivido em santidade,
nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.
Formando Vós família tão santa,
confiantes nós vos pedimos por esta nossa família.

Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar,
que vivam na santidade do matrimônio
e formem seus filhos segundo o Evangelho;

Aos FILHOS desta casa,
que cresçam em sabedoria,
graça e santidade e encontrem a vocação
a que Deus os chamou.

E a todos nós, Pais e Filhos,
alcançai-nos a alegria de viver
fielmente na Igreja de Cristo,
guiados sempre pelo Espírito Santo,
para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida,
mereçamos também nós chegar à casa do Pai,
onde vos possamos encontrar,
para junto sermos eternamente felizes,
no Cristo, pelo Espírito Santo.
Amém.

Que Sant"Anna abençoe a todas as crianças do planeta, e nunca nos desampare.
Beijos de lavanda.
Lua.

2 comentários:

  1. Sim as crianças sáo o futuro deste planeta, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Beijos de estrelas, querida Lisette.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.