Minhas Canções.

domingo, 3 de julho de 2011

14 Dicas para uso consciente da água

Dentro de casa

01- Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Em oito minutos, uma ducha gasta em média, 24 litros.

02- Para escovar os dentes ou se barbear, use um pote d’água em vez da torneira.

03- Prefira descargas em caixas acopladas, que podem gastar de 3 a 6 litros a cada acionamento.

04- Só ligue a lava-louça quando estiver cheia e, na pia, feche a torneira enquanto ensaboa pratos, panelas e talheres. Um consumo de mais de 100 litros de água pode cair para menos de 20 litros.

05- Racione o uso de copos e pratos para evitar lavar um volume desnecessário.

06- Só acione a máquina de lavar roupa quando atingir sua capacidade total. Ela gasta 135 litros. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa mesma água para ensaboá-las. A água do enxángue, tanto do tanque quanto da máquina, pode servir para lavar o quintal.

07- Verifique sempre se há vazamentos.

Fora de casa

08- Regador ou mangueira-revólver podem representar economia de quase 100 litros para molhar as plantas.

09- Use vassoura em vez de mangueira para limpar pátios e calçadas. Dessa forma, você economiza cerca de 250 litros de água.

10- Lave o carro somente uma vez por mês, com balde, e gaste 40 litros de água, muito menos do que se usasse a mangueira.

No trabalho

11- Siga os mesmos princípios de uso inteligente da água que adota em casa.

12- Comunique vazamentos aos responsáveis.

13- Incentive a empresa onde trabalha a adotar equipamentos economizadores, como torneiras automáticas ou eletrônicas, reguladores de vazão ou arejadores, válvulas de fechamento automático para chuveiro, descargas em caixa acopladas, entre outros.

14- Sugira à empresa adotar programas de reuso de água (implantado por alguns órgãos governamentais como a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo-SABESP), que podem ajudar na economia de muitos litros de água limpa no fim do mês.

O planeta agradece o que fizermos para melhorar.

Lembre-se as reservas do planeta para água doce é mínima, e não é fonte inesgotável. Cada vez mais as fontes naturais estão sumindo, devido a predação do homem, que acha que pode fazer tudo e não ter conseqüência. As nascentes depende da mata, principalmente a mata ciliar. Sem água nada sobrevive!

Nó dependemos dela na magia, nos rituais, no dia a dia, então vamos fazer a nossa parte, preservando e ajudando a partir da nossa casa.

Bom domingo.

Beijos de canários.

Lua.

4 comentários:

  1. amiga otimas dicas fica muito preocupada com isso mas somos apenas formiguinhas nesta marcha espero que a consiencia das pessoas nao cheguem tarde nao pra mim ou pra ti mas pros futuros que viram bj seu blog e uma medicina alternativa do qual todos os dias velho a tomar asgumas gotas bj de paz pra ti boa semana

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga boa noite
    Vim pedir o seu votinho para a minha poesia
    Precisamos
    Link da votação

    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/

    para que o voto seja valido se votar no moral da poesia que fica abaixo das poesias, precisa fazer seu comentario deixar seu nome e seu link
    desde ja lhe agradeço de tudo o coração
    Tenha um lindo final de semana
    Maria Alice
    Bom dia amiga, vim agradecer a voce por sua linda presença no meu cantinho e fazer parte dos meus 200 seguidores! Venha pegar o selinho dos 200 seguidores que eu fiz com muito carinho. Tenha um lindo dia
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. Agradecia querida "palavrasmágicas". Vamos tentar fazer nosso pequenino trabalho, mais tão importante.
    Beijos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Agradecida Maria Alice vou passar por lá para votar.
    Beijos encantados.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.