Minhas Canções.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Viva São Pedro

Quando minha mãe, estava fisicamente aqui na terra, essa era uma data muito especial para ela.
Festejava esse dia com uma fogueira linda, e uma mesa com uma variedade grande de comidas típicas dessa época (Ela era ótima doceira, confeiteira, cozinheira, bordadeira, costureira...). Nos vestíamos a caráter, era uma noite tão bonita...
Ah... saudades, muito bom tê-las...

* Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para ????, Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como ??t???, Petros, através da palavra p?t?a, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
* Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo Santo André. Novas pesquisas no campo demonstram que Pedro e os demais apóstolos não eram simples pescadores. Ele e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes Zebedeu.[5] Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, cuja descrição é muito semelhante a uma villa romana[6], na cidade "romana" de Cafarnaum[7]. O pai da esposa de Pedro chamava-se Aristóbulo, que tinha um irmão conhecido por Barnabé, e pertenciam provavelmente a uma família aristocrática, possivelmente a do rei Herodes.
* Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.
* No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome desse acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

* A festa de São Pedro encerra as tradicionais "Festas Juninas",tanto aqui no Brasil, como em Porto/Portugal. O ponto alto, por aqui são as prosissões maritimas realizadas em quase todas as colônias de pescadores, do litora brasileiro. É a forma deles agradecerem ao Santo que é visto como padroeiro dos pescadores, pela abundância de alimento fornecido pelo mar.
* Essas festas juninas ficaram tão popolares, aqui no Brasil,que pelos menos por aqui no RJ, as festas se alongaram para "Festas Julinas" - em julho e, em alguns lugares "Festas Agostinas" - em agosto.

Vamos comemora essa última noite de festa.
Salve São Pedro.
Beijos mágicos
Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.