Minhas Canções.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João!!!

* João Batista (AO 1945: Baptista) (Judeia, 2 a.C. - 27 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
* O São João no Porto, comemora-se de 23 para 24 de Junho. Esta data foi consagrada a São João Baptista por ser a data do seu nascimento , na noite de São João, a cidade do Porto é a que mais festeja, pois S. João é o seu padroeiro
* É vivido nas ruas, permite todos os excessos, Leva-se na mão um alho-porro e dá-se com ele na cabeça do vizinho em tom de brincadeira. Para além dos bailaricos, o fogo-de-artifício no Rio Douro é o ponto alto da noite. No meio de imensa folia, não falta a ementa tradicional da festa, o Caldo Verde, a Sardinha Assada, o pão e vinho tinto.
* Tudo começa na Ribeira, mas depois do Fogo de Artifício, a partir da meia-noite em ponto, a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.

* As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e emigrantes dos país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em
Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.
* Juazeiro do Norte. O colorido e a simplicidade das festividades juninas tomam conta do Interior do Nordeste. O tradicionalismo não foge à regra na organização dos festejos. Dos quindins regionalíssimos, com sabores no clima de São João, aos passos trançados, do antigo e roceiro ao moderno com coreografias especiais atravessa o tempo, dando um tom especial a este período do ano. No Cariri, as festas juninas, que envolvem desde Santo Antônio, São João e São Pedro, são iniciadas ainda no fim de maio.

Espero que todos festejem esse dia especial.
Feliz São João!!!!!
Beijos com cheirinho de milho.
Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.