Minhas Canções.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ogum Xoroquê

Hoje, em muitas casa de candomblé se comemora o dia do Orixá do Ferro.
Ogum - qualidade Xoroquê.
Esse Orixá está ligado ao "Elemento Terra", e a forja do ferro.
Na história dele diz que é um caçador, um ferreiro e um defensor das aldeias.
Essa qualidade tem extreitas ligações com seu Irmão Exú.
Não vou me aprofundar nesse assunto, mais muitas pessoas, por falta de conhecimento, confunde essa "qualidade" de Orixá. Ogum Xoroquê só existe "UM", e é conhecido somente por esse nome, e Ele é lindo.
Seu prato principal é o inhame assado, depois de limpo é enfeitado com palitos de dendezeiro, que é extraído das folhas da palmeira do dendezeiro.
Sua cor ritual pode ser: Verde musgo, azulão, branco, com bastante "mariô", folhas extraída também da palmeira do dendezeiro.
Traz na mão uma espada e sua dança parece que está guerreando.
Nesse dia é feito um grande "xirê" (Festa), em louvor a esse Orixá.
Depois é servido a todos os filhos e convidados do Axé, uma grande feijoada, feita com feijão tipo mulatinho.
Sua saudação: Ô ogum iê!!

Que o meu pai Ogum, seja sempre o defensor, protegendo e cuidado pelas estradas do dia a dia.
Olorum Modupé!
Axé.
Lua.

64 comentários:

  1. GOSTARIA DE AGRADEÇER AS GRAÇAS A ESSE ORIXA MARAVILHOSO QUE ESTA EM MINHA VIDA, DEPOIS QUE DESCOBRI ELE. MINHA VIDA MUDOU 1000 POR CENTO,, CARRO ZERO, EMPREGO,BOM, OLHA SO ALEGRIA,SO PAZ SO AMOR, NUMA VIVI UMA VIDA TAO BOA ASSIM, E OLHA Q ELE E MEU JUNTO, NÃO E MEU PAI DE CABEÇA,, OBRIGADO SEU XOROQUE,, SALVE SEU OGUM SALVE QUEM TEM FÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Thiago. Queria sua ajuda pra saber onde vc cultua o Ogum Xoroque. Estou com dificuldades de arrumar um lugar bom pra tratar dele.
      julconcur02@hotmail.com

      Excluir
    2. Da próxima vez "Anônimo" deixe seu nome, publiquei seu comentário.
      Mais não tenho a mínima ideia da onde vem o Thiago, ele teve a alegria de deixar esse lindo depoimento em minha página.
      Espero que ele leia.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  2. Thiago agradecida por deixar seu depoimento.
    Fiquei muito feliz com essa declaração de amor, pelo Orixá.
    Mais ame ele principalmente pelo equilíbrio que ele te dá, pela sua saúde, que ele te brinda, e pelas alegrias verdadeira que que ele derrama em sua vida. Todo o resto é consequência e méritos que você conquista.
    Abraços de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  3. eu espero que meu ogum tambem mim der tudo que nessi momento estou presizando que e meu emprego.para que eu possa agradar ele tudo que for.ogum xoroquÊ e 2 em 1 eu a amo muito esse santo por isso que eu estou escrevendo isso ele nao vai perde nada,so tem a ganhar com isso.ô OGUM IÊ!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão.... Fico feliz por vc ter a intenção de saudar esse maravilhoso orixa... Porem não devemos sauda - los apenas para atingir nossos anseios materias, mais sim espiritual, Peça a ele força, coragem, luz..... Qndo vc alcançar seu equilibrio a parte material vira, mais logo que vc à mereça.... Salve meu Pai Ogum Xoroque, salve todos os orixas, Salve a Umbanda e sempre com a licença de nosso pai Maior Oxalá!!!!!

      Excluir
    2. concordo com anônimo irmão, e qualquer um que ´recisar de ajuda estarei aqui...

      Excluir
  4. Com certeza Ogum é caminho, ele irá lhe dar tudo que você precisa e seja merecedor.
    Da próxima vez, deixe seu nome.
    Abraços.
    Axé.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA MEU NOME È MARCIO EU ERA DO CANDOMBLÈ E HOJE ESTUDO WICCA.
    POIS ESTE MUNDO ME FASCINA MUITO.
    FUI INICIADO NO CANDOMBLÈ MEU SANTO È OGUM XOROQUE.
    NO MEU ALTAR DA DEUSA EU POSSO COLOCAR COMO QUINTA ESSÊNCIA A IMAGEM DE MEU OGUM XOROQUE.
    POIS COMO JA DISSE.
    ESTUDO A POUCO TEMPO WICCA E AS DÙVIDAS SÂO MUITAS.
    TENTEI ADICIONAR VC EM MEU ORKUT MAS NÂO CONSEGUI.
    ABRAÇOS.
    A BENÇÂO DOS DEUSES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Márcio, mais não tenho costume de ir em "orkut", se quiser me seguir faça um logim no seu navegador e entre como seguidor do natureza.

      Acho que não conseguimos ser ex com orixá nenhum, pois se você observar, o candomblé cultua a natureza em toda a sua plenitude, a Wicca também, a diferença gritante está nas oferendas de "ejé", que a religião Wicca "Não Faz" em nenhuma circustância.

      Só posso dizer a você que estude sim, pois o saber é muito bem vindo, e se você está colocando seu Orixá, como 5º elemento ou representando o Deus na religião Wicca, acho que só tem a te complementar, pois com o passar do tempo, os Deuses também se modificaram, mudaram de nomes, mais continuam os mesmos, com algumas diferenças aqui e ali, mais sempre os mesmos. Você pode colocar no seu altar o que você se sente bem, mais a imagem do Deus Conífero, não tem nenhuma semelhança com a imagem de Ogum Xoroquê, mais Ogum é um Deus do Ferro, ligado as estradas, aos caminhos e ao "Elemento Terra", e os elementos fazem parte, então fique a vontade para colocar o que te conecte.

      Blessed Be!!
      Abraços mágicos.
      Lua.

      Excluir
  6. OBRIGADO POR TER RESPONDIDO MINHA DÙVIDA.
    POIS EU ESTAVA PREOCUPADO SE O FATO DA IMGAEM DE MEU OGUM ESTAR NO ALTAR DA DEUSA SE EU NÂO ESTARIA MISTURANDO.
    MAS VC ME ESCLARECEU O QUE EU QUERIA SABER.
    UMA LINDA SEMANA A VC,ABENÇOADA SEJA A SUA SEMANA E SEUS DIAS.
    UM ABRAÇO.
    CASO QUEIRA ME ADICIONAR NO FACE MEU EMAIL È:marcioxoroque@hotmail.com.
    ESTOU MUITO FELIZ POR TER ENCONTRADO ESTE CAMINHO QUE SEMPRE ME FASCINOU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Márcio, que esteja se completando nesse novo caminho.
      Mais meus dias são meio corrido, e administro 3 blogs que são minha paixão, então não tenho "Face", se tivesse teria a maior alegria de te adicionar.
      Seja sempre bem vindo, e sempre deixe sua marca por aqui.
      Qualquer dúvida é só clica.
      Beijos de estrelas.
      Lua.

      Excluir
  7. oi eu tenho o livro ogum xoroque altor joao s castilho ele tinha o ile de ogum mais de 35 anos eu queria saber se eu mesmo posso faser o assetamento tem muitos medio q fala q nao psso so pai de santo q pode faser e cobra mais de mil reais no livro fala tudo como faser o assentanto e cuidar q vc achas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, hoje em dia com tantas informações abertas, muitas vezes as coisas ficam misturadas.
      Tive que abaixar o livro para ver o que o autor falava, pois não é o tipo de livro que tenho.
      Não vou fazer nenhum comentário sobre o livro, pois cada um compra aquilo que quiser e, não estou aqui para criticar ninguem.
      Vou falar do que sei.
      A Umbanda é uma Religião que cultua os ancestrais da Terra como: Os Caboclos, espíritos ancestrais do ídios; os Pretos-Velhos, espíritos ancestrais dos Escravos; os Boiadeiros espiritos ancentrais dos Vaqueiros; Os Santos, que muitos chamam de Orixás, sendo que o culto e o cuidado não tem nada a ver com a forma de culto do Candomblé.

      Na Umbanda Ogum é Ogum não se dividi em qualidades, pois isso está incerido no Culto do Candomblé.
      As mais antigas e tradicionais Umbandas do Brasil, não aceitavam oferendas de animais, era só em cima de frutas, vinhos, determinadas comidas e muitas ervas.
      Hoje em dias há uma certa mistura e, isso pode ser muito perigoso para quem não entende nada, pois pode te levar para caminhos que vai te prejudicar financeiramente e espiritualmente.

      Candonblé é uma Religião Africana. Todos os cantos e rezas é feito na lingua em "Orubá".
      OGUM XOROQUÊ é uma qualidade dentro de tantas outras qualidades existente de Ogum, ligado e cultuado no CANDOMBLÉ, portanto só um Zelador ou Zeladora pode realmente ve se há necessidade de você ter um "assentamento" desse ou de outro Orixá.

      Você pode só presentear ele, pois junto com o assentamento vem uma responsabilidade e, nem todo mundo está preparado para isso. E para presentear você só precisa de amor no coração.
      Existe todo um estudo de jogo de búzios, odum, para saber quais os Orixás que te acompanham, e, isso é uma coisa demorada e, que só pode ser executada por Zelador ou Zeladora de Orixá.
      O assentamento desse Orixá possue uma ferramenta própria que é riscada pelo Zelador ou Zeladora e, que você manda fazer.
      Existem outras coisas que vai, mais não vem ao caso agora.
      Reafirmo a você para não entrar pelo caminho, na qual você desconheçe, pois você pode trazer energias negativas e perigosas para perto de você.
      Para ser bem direta, acho que você deve esquecer esse livro.

      Devido a grande procura nessa postagem, em breve vou fazer uma postagem mais detalhada sobre o Orixá Ogum e suas qualidades.

      Que Ogum te proteja em seu caminho.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  8. vc tem o assentamento de ogum xoroque eo livro q vc tem e de joao s castilho com sua ajuda eu te pagar teria como vc me espricar aquilo q nao tem no livro eu te pagar e depositar pra vc eu faser o assentamento e vc me orientar na quilo q e peciso eu ja tenho tudo pra fasser o assentamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Leonardo, pelo jeito você está muito ansioso para isso, e vou te dizer a ansiedade não é uma boa companheira nessa hora, pois você pode se precipitar.
      O que se ensina nesse livro que você citou não tem nada a ver com um verdadeiro assentamento desse Orixá.

      O site é só para esclarecimento. E apesar de ter 18 anos de inciada e com minhas obrigações dada, optei por aconselhar e ajudar no que for preciso. Não tenho um Barracão aberto e não pretendo abrir. Mais isso não me impede de ajudar no que for preciso.

      Você não pode fazer um assentamento. A menos que você fosse iniciado no Candomblé, e já tivesse dado sua obrigação de 7 anos. Antes disso é arriscar muito sua vida financeira e espiritual.

      Procure um Zelador ou uma Zeladora que seja respeitado na Religião para poder te ajudar.

      E mantenha a calma. Se eu fosse você daria um presente a esse Orixá e faria seus pedidos nessa hora. Para isso você não precisa de ninguém, você mesmo pode fazer.
      Espero ter te ajudado.
      Desejo que Yemanjá, que a mãe de Ogum, lhe de acalma e o equilíbrio que você precise.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  9. oi boa tarde eu me iniciei na nacao de angola mais eu nao incorporo aida nesce livro se fosse fasser o assentamento q intedade ia vir vc falou q nao tem nada aver com xoroque vc tem o livro sobre xoroque vc venderia, tem uma coisa q me puxa para xoroque eu gosto muito dele e vc tem o assentamento , vc fais trabalho de amaracao , se eu te tar 2,000,00 vc me vederia o livro e mais 1,500 vc me epricaria como faser o assentameto correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Leonardo, o que sei é passado para mim oralmente, mais se quiser se aprofundar na história da Religião aconselho a você a procurar nas grandes livrarias, os autores: Pierre Fatumbi Verger, Vilson Caetano de Souza Junior, Roger Bastide, grandes antropólogos e estudiosos da Religião. Não ensina a montar assentamentos, mais você vai entender um pouco mais sobre a Religião.

      Não cobro por informações.

      Continuo te aconselhando a procurar um Zelador ou Zeladora de confiança para te ajudar e tirar suas dúvidas.

      Abraços.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  10. meu nome é André, esse guia é o meu guia (OGUM AIRES) gostaria de saber como faço para me cuidar melhor dele, e se tenho que te-lo em casa, ou o que devo fazer para ele me proteger? o brigado e aguardo respostas

    pauloadtl@hotmail.com

    bjs e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, Ogun Wàrí ou Aires: é o ferreiro dos metais dourados, ligado a Oxun, ligado ao ar. Para agradar Ogum, você não precisa necessariamente te-lo assentado.
      Para que ele te proteja, basta invocá-lo.
      Qualquer Orixá para nos proteger basta que procuremos por eles em nosso pensamento e em nossas orações.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  11. Peoni , Mage 16 de Maio de 2012 gostaria muito de sabe ser posso desfase de uma imagem de Ogun Xeroque que ganhei quando estava gravida ah 7 anos atraz para um Sento Espirista pois aqui em casa todos não gostam estou muito triste por isso pois gosto muito dessa imagem e trato ela com muito carinho é meu amigo e copanheiro na horas dificil pois as pessoas são muito egoista ñ persso nada para ele so que me de saúde e força para vencer as barreiras da vida que são muito dura.
    pinkpetshop@oi.com.br .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode entregar os cuidados dessa imagem para outro.
      Sem problemas.
      E lembre-se você está entregando a imagem.
      Com certeza, Ogum Xoroque já mora em seu coração, pois o amor que você construir esta dentro do seu ser, não se preocupe com isso, ele sempre irá olhar e zelar por você.
      Abençoada seja sempre.
      Abraços de paz.
      Lua.

      Excluir
  12. ola lua meu nome e eduardo costa sem querer vim parar aqui e li suas respostas e fiquei super contente em saber q egisdte pessoas assim como vc q dao resposta simples e clara somente p ajudar o proximo sem quere tirar vantagem de pessoas q muitas vezes estao tao desesperada meu muito obrigado eum axe bem grande a vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, estava longe por um tempo, e só agora estou lendo seu comentário.
      Agradecida pelo carinho.
      Olorum Modupé.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  13. ogun xoroque eo ogun mais temido. sua força e beleza e inconfundivel, quem tem este orixa de cabeça e uma pessoa muito uliminada, invejada. e sou muito grato por ser filho deste ogum, que luta pela liberdade e nao se prende en en nemhun lugar . motumba..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que não deixou seu nome.
      Agradecida pela visita.
      Olorum Modupé.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  14. Ola! não conhecia esse Orixá, mas agora de uma hora para outra encontrei uma oração que falava nesse nome e fui pesquisar e amei conhecer um pouco. Também amei conhecer esse blog. Estou com alguns problemas e tenho fé que será Xorokê que vai me ajudar. Que oxalá assim permita.

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos, espero que consiga superar todas as dificuldades.
      Lembre-se que os obstáculos que aparecem em nosso caminho, muitas vezes são fontes de aprendizados, se não conseguir, ultrapassar por cima das barreiras, contorne-as.
      Olorum Modupé.
      Axé.
      Lua.

      Excluir
  15. Saravá! Saravá! Saravá!...

    ResponderExcluir
  16. FIQUEI MUITO EMOCIONADO COM ESSA MATERIA DO MEU PAI XOROQUE GOSTARIA DE SABER PORQUE EU SINT0 ELE NO MEU CORACAO MAS NAO RECEBO SENDO QUE SOU BATIZADO GRATO AXE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Zelador ou Zeladora séria e converse com ela sobre suas dúvidas, mais nem todas as pessoas são médiuns "rodante", dentro da estrutura de um barracão existes vários cargas e entre eles existem as èkedes e ogãs que possuem seu orixá, mais não incorporam. Espero ter tirado pelo menos sua pequena dúvida.
      Abraços de paz.
      Lua.

      Excluir
  17. Passei 20 dias de tormento, sem comer e sem dormir. A dificuldade era tanta que eu só pensava em desistir de viver, tudo havia perdido seu valor! Mas uma porta se abriu quando eu encontrei meu Zelador aqui em Vitória da Conquista - Ba. Atravéz do jogo de buzios conheci meu Pai Ogum, meu pai Xangô e minha mamãe Iemanjá... Precisamos de pessoas com a verdadeira espiritualidade para nos guiar perante as dificuldades. Obrigado primeieamente a meu pai Ogum e a todos os VERDADEIROS ZELADORES! Axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você André, por ter encontrado equilíbrio diante do caós. Agradecida pelo seu depoimento.
      Abraços de luz.
      Lua.

      Excluir
  18. Eu Que Agradeço a você Lua Negra por esse espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sempre a vontade nessa nossa casa.
      Espero que conheça minhas outras postagem e que goste.
      Abraços de paz.
      Lua.

      Excluir
    2. Bom dia á todos. Como muitos também sou filha deste orixa maravilhoso. Descobri que meu orixá de cabeça é OGUM XOROQUE tem cerca de 3 meses e de lá para cá , só alegria. Ele tem transformado minha vida e as coisas tem dado muito certo.Obrigada meu pai por suas maravilhas.Ogunhe!!!

      Excluir
    3. Liliane seja sempre bem vinda, agradeço seu depoimento deixado por aqui.
      Que Ogum lhe cubra sempre e lhe traga sempre muita alegriae sabedoria.
      Abraços de luz.
      Lua

      Excluir
  19. INFELIZMENTE AS PESSOAS AINDA TEM MUITO PRECONCEITO COM OS FILHOS DE SOROQUE,SOU FILHA DESSE ORISA MARAVILHOSO E ME ORGULHO MUITO DISSO;
    KOLOFÉ E OBRIGADO POR ESTES COMENTARIOS;
    GRATA

    GEYCE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geyce que Ogum continue te iluminando.
      Axé.

      Excluir
  20. Oh! Sempre! Bendito, Santo São Jorge! Sempre! Bendito Orixá Ogum! Sempre! Especialmente, o Meu Ogum! Sempre! Salve, Saravá, Motumbá, Ave, Patakori Ogum, Ogunhê Meu Pai, Viva, Namastê, Shalom! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  21. ola sarava pra sua banda meu nome sebastião rocha gostaria de saber sobre esse assunto pacto com ogun xoroque oque tem a dizer sobre esse assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião não tenho nada a te dizer sobres "pactos", desculpe-me mais não posso te ajudar.
      Abraços de paz.
      Lua

      Excluir
  22. eliel olá, tudo bom lua negra, gostaria de saber se qualquer pessoa pode agrada.Ogum Xoroquê ou somente quem tem ele como guia ou pai etc...
    podemos procura ogum xoroque somente em nossos pensamentos e ele nois ouvira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ogum Xoroquê é Pai, e como Pai qualquer pessoa pode invocá-lo e pedir sua ajuda, as vezes amigo, um bom pensamente e uma oração de coração direceionada a "Ele", já resolve tudo.
      Que Ogum sempre esteja em seus caminhos.
      Axé.
      Lua

      Excluir
  23. Oi, tudo bem? Meu nome é Anita.
    Estou a procura de mais informações sobre Xoroquê. As informações que tenho até agora são de que não se pode fazer trabalhos a ele sem ter o assentamento, que os trabalhos devem ser executados em frente a esse assentamento somente assim como suas conjurações. Li em algum lugar,não lembro onde, de que as conjurações poderiam ser feitas no cemitério para quem não tivesse assentamento dessa entidade. Na verdade achei essas informações bem controversas e na dúvida acabei por nunca fazer nenhum trabalho para pedidos a ele. Vc parece ser boa conhecedora no assunto, então resolvi fazer algumas perguntas. Vc disse que leu o livro de João S Castilho, e minha primeira dúvida é a respeito desse livro. Somente o assentamento de Xoroquê está errado neste livro ou os trabalhos de Xoroquê tbm estão? Tem alguns trabalhos desse livro que eu gostaria de fazer, será mesmo necessário o assentamento para realizar esses trabalhos? Se não for necessário o assentamento, então onde seria o local mais apropriado para fazer as conjurações antes da realização desses trabalhos? Por que essa informação que li um tempo atrás sobre conjurar em cemitério eu não sinto que seja correta mas tbm não duvido, sei muito pouco sobre essa entidade e quero fazer tudo certo pra agradá-lo e desfrutar dos benefícios. Obrigada por sua atenção e parabéns pelo seu blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita, como você já leu pelos comentários, acho que você consegue tirar algumas dúvidas.

      1º- Não sei a onde você leu, mais essa qualidade de "Orixá", não tem NENHUMA ligação com cemitérios.

      2º-Não falei nada sobre o livro de autor que citou, disse que baixei, para ver o que um dos visitantes me perguntava, e disse também para ele esquecer o livro, pois é muito perigoso você entrar por um caminho tão complexo, como a religião do Candomblé, e achar que é "receita de bolo", que você vai seguindo passo-a-passo; as coisas dentro de um Barracão de "candomblé" é bem diferente.

      3º- Não há necessidade de você ter um assentameto desse Orixá, para poder fazer seus pedidos.

      4º- Se você não tem nenhuma iniciação dentro de alguma "Nação" do Camdomblé, e sente-se atraída por Ogum, esqueça a qualidade dele, siga sua intuição, e você pode através de uma simples oração que saia de seu coração, com suas palavras trazê-lo para perto de você, faça seus pedidos, agradeça por ele estar te ouvindo. Isso você pode fazer na estrada ou até dentro de sua casa, desde que seja bons pensamentos, os Orixás estão sempre dispostos a nos escutar e nos ajudar.

      E mais uma vez acho muito perigoso você entrar por caminhos desconhecidos, seguindo determinadas dicas de livros.

      Siga seu coração e que Ogum te escute e te dê bons caminhos de fartura e prosperidade.

      Benção e paz.
      Lua

      Excluir
  24. De Anita.
    Obrigada por responder algumas de minhas dúvidas, mas achei um pouco vagas as respostas.
    Eu tenho certos conhecimentos sobre religião de modo geral sim, não sou pronta em nação, tenho somente aribibó em nação gegê. Atualmente estou afastada da nação por que não gostei do modo em que ela foi apresentada para mim, a cada trabalho um corte, e eu não gosto de matar animais, recusei o preparo com axé de faca por não pretender matar nenhum animal. Meu pai (já falecido) era do candomblé e embora eu não tenha nenhum preparo dentro do candomblé, sempre fiz trabalhos dessa procedência, mesmo antes de qualquer preparação especifica dentro de cultos de nação ou umbanda, aos quais sempre fui bem atendida em meus pedidos. Além de ter umbanda. Tbm tenho iniciação na bruxaria, tenho um altar próprio para este fim com instrumentos consagrados, mas sigo como bruxa solitária. O problema é que a pouco tempo descobri Xoroquê, e não estou conseguindo encontrar informações objetivas sobre como servir corretamente essa entidade. Sei muito bem e sempre acreditei em seguir intuições como vc mesma citou, e com certeza farei isso se caso eu não conseguir encontrar as informações que tanto procuro. Essas informações só poderão ser dadas por alguém que cultua realmente essa entidade e experiencia conta bastante nessas horas. Como alguns dizem que é uma entidade que gosta das coisas certas, servidas adequadamente, gostaria de uma resposta mais objetiva quanto a essa entidade especificamente. Ogum eu conheço bem, sou filha de Ogum na umbanda e na nação juntamente com Oyá. Mas sobre Xoroquê sou leiga. Eu não quero abusar de sua boa vontade, mas se não for pedir muito, gostaria que vc lesse então alguns trabalhos desse livro que citei e depois diga sua opinião sobre os trabalhos que tem nesse livro. Com certeza essa informação que vc postar será útil para mais leitores de seu blog, além de mim, é claro. Alguns trabalhos que faço (não todos), eu sigo exatamente como uma receita de bolo como vc se expressou, as vezes alterar ingredientes dá certo, mas as vezes é um desastre total, se torna até perigoso. Eu me sentiria mais segura se minhas primeiras oferendas a essa entidade fosse algo que já foi feito e, ou aprovado por pessoas mais experientes, que já fizeram ou aprovaram os procedimentos do trabalho. Assim fica mais fácil adaptar algumas coisas com o tempo e com a inspiração da própria entidade, que depois de ser cultuada acredito se fazer mais presente em minha vida. Gostaria de deixar uma sugestão, de que postasse alguns trabalhos oferecido a Xoroquê e os procedimentos para servi-lo. Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita se você não quer nenhuma ligação com nenhuma "Nação", acho que fui bem clara no comentário, pois através de uma oração em uma estrada, através de pedidos vindo do seu 'coração', você pode invocar Ogum ou qualquer outro Orixá, para te ajudar. A Umbanda é linda, mais não tem nenhuma ligação com as "Nações do Camdomblé", apesar de existir algumas pessoas que misturam tudo, por isso digo sempre que as pessoas tem que tomar cuidado onde vão e o que lê, pois como qualquer "Religião", existem pessoas que só querem lucrar com a boa vontade de outros.
      Sim, dentro da nação o "sacrificio" existe, mais isso não é regra em todas as obrigações. Como disse na postagem, você pode ofertar em uma estrada um Inhame cará, assado ou feijão preto torrado.
      Qualquer coisa mais profunda, você teria que procurar uma "Sacerdotisa" ou um "Sacerdote" da Religião, pois cultuar Orixás é um caminho e, cada caminho te leva em determinada direção, desculpe-me se não posso te ajudar mais. Sobre o livro,não vou entrar em polêmica, mais particularmente não seguiria NADA de dentro dele.
      Abraços e luz.
      Lua

      Excluir
  25. De Anita.
    Para invocar Ogum e qualquer outro orixá eu sei bem como fazer, minha dúvida mesmo era especificamente sobre Xoroquê, mas como vc disse que posso invocar como qualquer outro Orixá, entendi que isso inclui ele então. Sei bem as diferenças entre nação e umbanda pôs tenho conhecimento suficiente para discernir entre as duas. Leio muitas coisas mas nem sempre sigo tudo o que leio, pesquiso tudo o que posso e no final acabo por julgar o que acho ser útil e o que não é. Conheço alguns livros escritos por pessoas sérias, em que se pode seguir a risca os trabalhos, assim como conheço livros que deveriam ser considerados um crime a publicação por ensinar tudo errado. Entendo bem esse seu ponto de vista em ter cuidado com os livros. Sobre eu ter dito da nação ser a cada trabalho um corte, falei de um modo geral, embora exista "muito poucos" mas poucos mesmo, trabalhos que não exijam matanças, na maioria dos trabalhos isso é necessário (em Nação Gegê como citei). Se existe outras maneiras dentro desse culto de Nação, não conheço ainda, aqui onde moro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é assim que se apresenta a Nação Gegê. Embora os Orixás tenham os mesmos nomes dos Santos de Nação, eles não são os mesmos, não podendo ser cultuados da mesma maneira. E essa é uma de minhas preocupações quando se trata de Xoroquê, por que até agora ele me pareceu mais como entidade de nação. Pesquisei sobre ele na internet (foi assim que encontrei seu blog), mas as informações que encontrei em minhas buscas são sempre as mesmas, não encontro nada mais profundo e nem nada de novidade em informações além do que já foi dito. Sobre o inhame e feijão preto eu já havia lido mas valeu reforçar essa informação. Peço desculpas se me equivoquei com as informações que li em seu blog, achei que vc fosse uma sacerdotisa da religião e que pudesse me dar as informações mais profundas sobre Xoroquê que tanto busco, pôs aqui onde moro ele é pouco conhecido e cultuado, há carência de especialistas em se tratando dessa entidade. Vou continuar procurando. Mas agradeço por suas respostas e pela opinião sobre o livro, isso com certeza será de grande utilidade para mim. Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita sou uma Sacerdotisa sim, da Nação Keto, mais não dou consulta por internet, algumas postagem sobre a religião tento responder de forma clara e objetiva pois esse é o objetivo do blog.
      Mandei que procurasse um Sacerdote ou uma Sacerdotisa pois pessoalmente ele poderia te ajudar e a tirar suas dúvidas.
      Sei que pode ter ficado muitas dúvidas para você, e espero que encontre pessoalmente alguém te esclareça.
      Abraços.
      Lua

      Excluir
  26. Boa Noite, meu nome é Sandra.
    Você cita que Ogum Xoroquê é ligado ao "elemento Terra". Sendo assim, pode este ter alguma relação com o Orixá Omulu/Obaluaê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sentido não, ele não esta diretamente ligado a Obaluaê nem a Omolu.
      Sandra, apesar de todos os Orixás se harmonizarem, cada orixa esta ligado a um elemento. E muitas vezes o mesmo elemento esta ligado a vários Orixas diferentes.
      Abraços de luz.
      Lua

      Excluir
  27. oi meu nome é juliano gostaria de saber se ogum xoroque e ogum mege sao os mesmos!sarava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano estou com problema na minha net, mais essa semana ainda te dou essa reposta.
      Axé

      Excluir
  28. Meu nome é rafael e amei o blogue ea materia sobre meu pai ogum xoroque parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita e seu carinho nos comentário Rafael
      Abraços.

      Excluir
  29. Oiii ! Lua negra, meu nome é Bruno queria saber como fazer para contatar sacerdotes, preciso tirar algumas dúvidas de quem é meu orixá de cabeça .
    Axé e abraços aguardo resposta obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno desculpe-me mais não tenho como indicar.

      Só alerto para ter cuidado, pois existem muitos "falsos Sacerdotes", então quando encontrar, antes de ir, tente buscar referencias sobre a pessoa, se realmente é uma pessoa série e responsável com a religião.
      Abraços de luz.

      Excluir
  30. Olá Lua ! Sou eu Bruno, não consegui encontrar nenhum sacerdote ainda mais obrigado, tire-me só uma dúvida que eu tenho, vivem me dizendo que sou filho de ogum xoroque , más como disse não tive a oportunidade de descobrir , e dizem também que ele é o mais temido e forte , vc poderia me tirar essa dúvida, por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno querido espero que no tempo certo você encontre.

      Sabe Bruno, no "Universo dos Orixás", não existe "O MAIS PODEROSO OU OU MAIS TEMIDO". Todos tem seus poderes, todos são lindos, todos tem que ser respeitado, e todos os orixás amam seus filhos.

      Falo sempre que as pessoas tem que encontrar uma pessoa realmente séria e que seja verdadeiramente uma "Zeladora ou Zelador" pois como em "TODAS AS RELIGIÕES" existem muitos charlatões.

      E minha Avó já dizia que "...se você não sabe a reza, você pode estar xingando os Deuses"

      E você mesmo sentado em um banco no jardim, em um parque, em uma cachoeira, no mar...ou seja, na natureza, pode conversar com os Deuses, feche os olhos e abra seu coração, tenho certeza que encontrara as respostas e sentirá a presença dele.

      Espero ter te ajudado um pouquinho.
      Benção e luz.

      Excluir
  31. Muito obrigado Lunna , vou tentar me encontrar e me concentrar no que realmente quero.
    Att: Bruno
    Axé

    ResponderExcluir

Agradecida a todos que deixam seu carinho escrito aqui nessa minha casa.
Então peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.
Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.