Minhas Canções.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Feliz Yule!!!!!

* Primeiro dia do inverno (Solstício do Inverno).
Hoje por aqui no Hemisfério Sul, às 14:17 (Horário de Brasília) entra a estação do inverno.

* Por aqui no Hemisfério Sul vamos comemorar o Sabbat Yule, Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. Já tem muitas coisas dentro da "net" sobre o sabbat Yule, então resolvi fazer só um resuminho.
* Yule é o "Natal Pagão", uma celebração do Norte da Europa que existe deste dos tempos pré-Cristãos. Os pagãos Germânicos celebravam o Yule desde os finais de Dezembro até aos primeiros dias de Janeiro, abrangendo o Solstício de Inverno. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o inicio da roda do ano por muitas tradições Pagãs. Atualmente é um dos oito feriados solares ou Sabbats do Neopaganismo.
* No Neopaganismo moderno, o Yule é celebrado no Solstício de Inverno, por volta de dia 21 de Dezembro no hemisfério Norte e por volta do dia 21 de Junho no hemisfério Sul.
Na Península Ibérica é costume festejar-se o Yule Ibérico, organizado conjuntamente pela Ordem Portuguesa de Wicca e pela Ordem Espanhola de Wicca.

* Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Inverno são o peru assado, nozes, bolos de fruta, bolos redondos de alcaravia, gemada e vinho quente com especiarias.
Incenso: louro, cedro, pinho e alecrim.
Cores das velas: dourada, verde, vermelha, branca.
Pedras preciosas sagradas: olho-de-gato e rubi.
Ervas ritualísticas tradicionais: louro, fruto do loureiro, cardo santo, cedro, camomila, sempre-viva, olíbano, azevinho, junípero, visco, musgo, carvalho, pinhas, alecrim e sálvia.
No Post anterior Sabbts vocês vão achar um exemplo de um ritual.
O mais importante é celebrar, faça seu ritual, se conecte com a Deusa.
Tem muita gente por aqui, que celebra os sabbat's de acordo com a roda do norte, por mim, tudo bem, acho que temos que fazer o que mais nos sintamos confortáveis. Mais pare e pense, estamos comemorando a entrada do inverno, o nascimento do filho da Deusa, como vamos comemorar a entrada do inverno no dia 21 de Dezembro quando entra o verão?????
Mais de novo eu digo, faça o que melhor achar. Eu comemoro "Yule" agora, e no final do ano eu comemoro o Natal Cristão como de costume, principalmente por que é mais um motivo de reunir a minha família, e mandar energias boas.
O importante é comemorar, se conectar, e distribuir bons fluídos.

Feliz Yule!!!!!

e

Feliz Litha aos amigos que celebram a roda do norte.

* A noite de Litha é favorável ao contato com seres encantados, como fadas, duendes e sílfides. Existe um costume de se fazer uma pequena oferenda de biscoitos para os seres da natureza, numa tentativa de manter as relações de paz com o mundo selvagem.

Beijos e Bênçãos.
Lua.

4 comentários:

  1. COMO É BOM TER AMIGOS SE INFORMAR RENOVAR SO PASSEI PRA DESEJAR UMA BOA SEMANA SEU BLOG CADA DIA MAIS FOFO ADORO PASSAR POR AQUI BJ DE LUZ

    ResponderExcluir
  2. Olá Lua
    Já passei pelo blog Anagic e vi os docinhos deliciosos, já copiei duas receitinhas que irei fazer:)
    Ma lá no blog não dá para aceitar os comentarios não sei porque :(
    Desejo um resto de semana iluminado, deixando beijos de sol.
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá "Palavrasmágicas" agradecida pelo seu carinho.
    Beijo de paz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Querida Maria fique a vontade para pescar as receitas tanto do anagic como aqui do natureza.
    Beijos de paz.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.