Minhas Canções.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Deusas Mães, tantas e uma só

A DeusaAs religiões pagãs são, no ocidente, aquelas que mais focalizam os cultos em uma Deusa Mãe.
Na religião Wicca acredita-se em uma força superior, a Grande Divindade, de onde tudo veio. Essa força superior é adorada sob a forma de duas divindades básicas: a Grande Mãe e o Deus Cornífero. Esse Casal Divino representa todos os demais deuses das diversas mitologias adotadas pelos wiccanos. Como algumas tradições wiccanas seguem uma infinidade de Deusas e Deuses, a crença pagã é que todas essas deusas e todos esses deuses são aspectos diferentes da Grande Deusa e do Grande Deus. Daí o ditado da Wicca que diz que "Todas as deusas são uma Deusa e todos os deuses são um Deus. A Deusa Mãe é a geratriz de Todo o Universo e de tudo o que ele contém, daí a frase: Tudo vem da Deusa e tudo para ela retorna.
Uma conseqüência do culto à Deusa Mãe na Wicca é a super-valorização da natureza, justificada pela sua ligação à Terra, na forma de Gaia. Além da Terra, outro símbolo muito importante da Deusa é a Lua, onde se manifesta de três maneiras, na forma de Deusa Tríplice, sendo a Lua Cheia associada ao seu aspecto de Deusa Mãe.
Uma questão que muitas vezes se levanta na Wicca é se A Deusa é mais importante do que O Deus? O que se pode dizer é que é uma discussão inócua. A Deusa e O Deus são de igual importância na Wicca. As duas divindades básicas da Wicca são complementares. Não há hierarquia entre elas.
Algumas culturas e suas Deusas.
* EURÍNOME foi a princípio o protótipo da Deusa Mãe Criadora grega e a mais importante divindade dos pelasgos, o povo que ocupou a região da Grécia em tempos pré-históricos antes da invasão jônica e dórica. Após a ascensão do patriarcado, Eurínome foi injustamente rebaixada aos status de amante de Zeus, e de Criadora passou a ser considerada apenas uma titanide filha de Oceano e Tétis. Todavia, mesmo na versão patriarcal da mitologia grega, Eurínome e seu consorte Ofíon reinaram sobre o monte Olimpo até serem derrotados por Réia e Cronos.

* TIAMAT na mitologia suméria, ISHTAR (Inanna) e NINSUNA na caldeia, ASERÁ em Canaã, ASTARTÉ na Síria e AFRODITE na Grécia.

* CELTA: Deusa ANANN as vezes conhecida como DANA, Deusa Mãe irlandesa.

* NÓRTICA: Deusa JÖRÔ também conhecida como NERTHUS (na mitologia germânica),era aclamada por "NATUREZA JÖRÔ" e o Deus dos mares e da fertilidade NJÖRÔR. Seu culto persistiu no culta a FREYA.

* TURCA: UMAI, conhecida também como YMAI o MAI.

* GREGAS E ROMANAS: Deusa CIBELES, em Roma era conhecida como MAGNA MARTE,Deusa dos mortos, da fertilidade, da vida selvagem, da agricultura e da Caçada Mística; as Deusas olímpicas clássicas tinham muitos personagens com atributos de Deusa Mãe; HERA,Deusa que rege o casamento; POTNIA; THERON,"Senhora das Betas", muitos de cujos atributos foram absorvidos por ATEMISA; PERSÉFONE, Deusa em que 6 meses rege a Morte e 6 meses rege a vida; ARADIA, Deusa também da Lua, de quem sofre depressão, ela aumenta a auto-estima, valor e respeito próprio; FORTUNA, a deusa da fortuna, boa sorte e felicidade; DIANA, Deusa da Lua, caça e castidade; AFRODITE ou VÊNUS, Deusa da beleza feminina e do amor; ATHENA, Deusa da sabedoria e inteligência; JUNO, Deusa que governava outros deuses; FLORA, Deusa das flores;CERES/DEMETER, Deusa das plantas e do verde.

* HINDUÍSMOS: MAHIMATA, significa "Mãe Terra"; VIRAJ, a Mãe Universal; ADITI, a Mães dos Deuses; DURGA, o poder da natureza e protetora da maternidade,outro aspecto é a transmutação, da sombra a luz, do mal em bem: KALI, Desusa da guerra,da morte e do transformação, também conhecida como a Deusa Negra; SARASWATI, Deusa das artes, dos estudos e da inteligência; LAKSHMI, Deusa da Fortuna,da abundância e fartura; MAHADEVI, Deusa Mãe, pode ser doce ou terrível; PARVATI, é considerada para alguns hindus como a suprema Mãe Divina; SITA, ela é conhecida como a Deusa da Terra; BAGALAMUKHI, tem o poder de parar seus inimigos. No hisduísmo são milhares de Deusas, essas são algumas.

* EGÍPSIA: ÍSIS, Deusa dos mares, a mãe de Deus, protetora da magia invencível; BASTET, protetora dos gatos, mulheres, cura e maternidade; MAÁT, Deusa do equilíbrioe harmonia universal; NEFTIS, Deusa que junto a Isis protege os sarcófagos, acolhe o sol nascent e defende contra o mal; HATOR, Deusa distribuidora da alegria, também velar os mortos e os túmulos; NEITH, Deusa Guerreira, é tida como a Deusa mais antiga; SEKHMET, a Deusa do poder, da doença e epidemias e da cura das mesmas; MERETSEGER, protetora do operários, protege os mortos e puni os maldosos.

Beijos e graças.
Lua.

5 comentários:

  1. rsssssssss... Desculpa, as vezes não entendo nada mesmo... Principalmente no Google, que leva meus coments. pra o SPAM...
    Obrigada por me ensinar... à noite vou ver se salvo esse programa, agora não tenho tempo de tentar fazer...

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Eu salvei o programa, vi que tem várias coisas pra fazer... mas eu não achei onde se coloca estrelinhas piscando numa imagem rsssssssssssssss...
    Tive que salvar em outro lugar o programa, mas acho que é o mesmo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sou grata , querida Lua ....por seu carinho....tenha você também um lindo e mágico final de semana....cheio do bater de asas de encantadas borboletas!!!!!!
    Bençãos da Deusa E Axé dos Orixás!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jacque, acho que consegui resolver,rsrsrs, deixei recado na na "borboleta azul".
    Qualquer coisa é só clicar.
    Beijos cheios de estrelas.

    ResponderExcluir
  5. Aurélia querida, achei linda suas outras casas.
    Beijos e bençãos.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.