Minhas Canções.

sábado, 28 de maio de 2011

Um pouco sobre a história de minha Mãe Obá

Obá na África

* Obá, divindade do rio de mesmo nome, foi a terceira mulher de Xangô. Como as duas primeiras, Oiá e Oxum, ela foi tambémmulher de Ogum segundo uma lenda de Ifá.

* Mais tarde, quando Obá se tornou a 3ª mulher de Xangô, uma grande rivalidade não demorou a surgir entre ela e Oxum. Esta era jovem e elegante; Obá era mais velha e mais guerreira.
Obá sempre descobria os segredos da culinária que Oxum fazia para Xangô, isso irritou muito e ela resolveu pregar uma peça em Obá.
Oxum disse que tinha cortado a própria orelha para fazer uma prato predileto para Xangô. Esse quando chegou tomou a sopa, (que estava com cogumelos , e não com orelha), se fartou e saiu com Oxum.
Na semana seguinte era a vez de Obá cuidar de Xangô, rapidamente ela colocou em prática a receita que tinha aprendido com OXum, Xangô quando chegou ficou desgostoso em vê que Obá estava com a orelha decepada, achou repugnante a sopa.
Oxum chegou na hora, mostrou-lhe as orelhas e começou a caçoar Obá, que furiosa precipitou-se sobre Oxum. Seguiu uma luta, até que Xangô, irritado, fez explodir o seu furor.
Obá e Oxum, apavoradas, fugiram e se transformaram nos rios que levam seus nomes. No local de confluência dos dois cursos de água, as ondas tornam-se muito agitadas em consequência da disputa entre as duas divindades.

(Resumo feito do livro Orixás de Pierre Verger)

Obá no Candomblé de Ketu

Suas cores: Coral, salmão, vermelho, branco.
Suas ferramentas de mão: Um alfange (espada), um ofá, um escudo.
Alguns pratos: Abará, omolocum, acarajé.
Sua Saldação: Obá xi!!!

Obá, é um Orixá guerreirao, abomina a injustiça, esta ligado ao elemento "Água".
Tem extreitas ligações com nossas "Mães Ancestrais", e com o culto de Baba Egun, na sua forma pura "Ancestrais masculinos".

Axé a todos!!!
Olorum Modupè.
Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.