Minhas Canções.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os ciclos lunares

Na Bruxaria celebra-se os ciclos lunares nos esbáts.
A Lua é um símbolo que representa a Deusa Tríplice e cada uma de suas fases representam um aspecto, na lua nova e crescente ela é a Donzela, na lua cheia é a Mãe e na lua minguante é a Anciã/Deusa Negra.
Geralmente, a única fase da lua que os praticante da Bruxaria celebra é o plenilúnio, que é o primeiro dia da lua cheia, quando a Deusa mostra-se no máximo do seu poder. Embora a lua cheia dure sete dias, é importante que o esbat seja feito no dia da sua entrada, pois nos dias seguintes ela na verdade já está começando a minguar. Porém, é possível também celebrar o esbat um dia antes ou um dia depois, se não for possível no dia exato. Classicamente, a Deusa honrada no plenilúnio é Diana, embora seja possível honrar outras, tais como Selene e Ísis. O Deus em geral é Dioniso, Pan, Cernunnos ou Osíris.
O objetivo principal dos esbats do plenilúnio é receber a inspiração da sabedoria da Deusa no nosso espírito, para que aprendamos diretamente com Ela.
Há bruxas e bruxos que celebram outras fases da lua, além do plenilúnio. Em muitas tradições são celebradas também a chamada Lua Negra, que é a fase de total escuridão da lua. Nesta fase, que são os 3 primeiros dias da lua nova, a lua acabou de minguar e desapareceu totalmente, abandonando os céus. A Deusa então mostra-se como a Deusa Negra, a que revela o Seu lado obscuro e terrível, muitas vezes cruel, bem como o nosso. Essa fase da lua é mais difícil de ser trabalhada e não é recomendável que alguém recém-chegado à bruxaria já comece a celebrá-la.
A Lua Negra é tão poderosa quanto o plenilúnio. Porém, o Seu poder é das sombras, do terror, da face destrutiva da Divindade. Em geral, é um poder que assusta quem começa a trabalhar com ele, mas é um poder necessário de ser compreendido, pois faz parte da Deusa (e portanto de nós).
Os esbats da Lua Negra são voltados ao conhecimento do nosso lado obscuro e a sua cura, para que transmutemos as nossas características improdutivas (nervosismo, ódio etc) em características produtivas (paz interior, amor etc) e para que aprendamos a lidar com as nossas sombras. As deusas normalmente relacionadas a esses rituais são Hécate, Ceridwen e Lillith.
Algumas tradições da Wicca, tais como a tradição das fadas (da qual faz parte Starhawk) e a tradição diânica (cuja praticante mais conhecida é Laurie Cabot) passaram a celebrar também a entrada da lua crescente e a entrada da lua minguante. Na entrada da lua crescente, celebra-se o poder da Donzela, que aumenta dia-a-dia até se transformar na mãe. Já na entrada da lua minguante, celebra-se o poder da Ancião, ou Velha sábia.

No meu caso, a Lua foi o que me atraiu desde de pequena, foi através dessa fascinação com a Lua, que encontrei a Deusa e descobrir que tudo está interligado que a Deusa tem várias faces e vários nomes, e no final é uma Deusa só.
Aprendi e aprendo tudo sobre as faces da lua. E o meu primeiro "Esbat", foi na Lua Negra, e foi maravilhoso, a energia que recebi foi explendida. Como tudo está ligado no que fazer, só não se meta a fazer qualquer tipo de maldade, achando que isso não vai te atingir, por que vai e em cheio, então cuidado com o que for pedir, seja qual for a fase da "lua".
Não se esqueça "Tudo o que você desejar para os outros, volta em cheio pra você triplicado".
Então aproveite as luas com sabedoria.
Bençãos da Deusa.
Lua.

6 comentários:

  1. Linda Postagem ! Bom Fim de Semana !


    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Agradecida querida amiga, para você um final de semana encantado.
    Beijos mágicos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei!!!!
    Ótima tarde de domingo no seu aconchego, nesse friozinho rsrs. Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Querida Morgana, fico feliz que tenha gostado.
    Beijos encatados.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. Jacque, milhõess de beijos mágicos.
    Lua.

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.