Minhas Canções.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gnomos


A palavra gnomo foi primeiramente usada por Paracelso (médico e alquimista) no séc. XVI para nomear os elementais da terra. Gnomo deriva do grego Gnosis que significa saber, isto se deve ao conhecimento oculto que estes têm da terra, como onde encontrar metais e pedras.
Apesar da palavra gnomo não ser usada há muito tempo existem relatos sobre os gnomos desde as mais antigas civilizações (Inca, Grega, etc).

Os mesmos também são chamados por muitos nomes diferentes até hoje. Os gnomos se tornaram conhecidos através das lendas populares, estas, separaram os gnomos por categorias, alguns dos tipos mais conhecidos são:

Gnomos da casa: Toda casa tem um ou mais gnomos da casa. Estes cuidam de todas as pessoas e animais do lugar. Como agradecimento as pessoas costumam deixar comidas em potinhos para eles.

Gnomos do jardim: Segundo a crença, ao colocarmos imagens de gnomos em nosso jardim eles nos ajudam a cuidar dele. Essa história gerou um grupo de protestantes em todo o mundo, que acha que os gnomos estão sendo escravizados ou servindo apenas de decoração, violando o direito destes seres.

Gnomos da floresta: Este tipo não gosta muito de contato com os seres humanos, cuidam das árvores, plantas e animais da floresta.

As estátuas de gnomos são usadas em vários países e representam em geral sorte, sucesso e harmonia com as forças da natureza.

A função principal dos gnomos é equilibrar as energias das plantas e dos minerais. Não são de carne e osso como nós, mas podem materializar-se assim que desejarem.

A representação mais comum dos gnomos é com um chapéu vermelho na cabeça, que é onde reside seus poderes ocultos, com botas, demonstrando sua facilidade de locomoção na terra, com cabelos e barbas brancas representando seu grande conhecimento e pureza de espírito. A aparência deles pode variar muito de acordo com a região onde são encontrados, pois costumam se parecer com os habitantes do local.

Habitam lugares reservados em um mundo paralelo ao nosso. São governados por Ghob (também chamado de Gob ou Geb) este é instruído pelo Arcanjo Gabriel.

Os Gnomos
ELIO: É um gnomo que nos ajuda a melhorar a auto-estima, nos transbordando de forças e energias, necessárias para sairmos de depressões ou superarmos grandes desilusões.

GIAFAR: É o gnomo ativador de energias, necessárias para quando estamos passando por um período de muito stress. Devemos invocá-lo quando estamos com nossas defesas baixas e nos sentimos sem energia.

GORGO: Desde que São Patrício o curou, Gorgo dedicou sua existência para nos libertar do mal. Ele nos ajuda nas tarefas de purificação e libertação. Gorgo te ajudará a libertar-te de toda a negatividade.

IGOR: É um gnomo da abundância muito poderoso e ao iniciar um Novo Ano, é interessante chamá-lo para nos trazer prosperidade e harmonia.

JENNY: é o gnomo do amor e dos apaixonados, mas que detesta mentiras e enganos. Só o chame quando houver problemas de índole amorosa ou de desunião, com o seu cônjuge ou familiar.

MAGREBIN: Esse gnomo exerce efeito de limpeza tanto no interior como no exterior. Afugenta todas as ondas de negatividade que nos rodeiam. MAGREBIN ao escutar nosso chamado, virá para nos envolver com os seus raios dos sete poderes, que nos deixará mais revigorados e entusiasmados.

MOBARACK: É o gnomo que possui um grande poder energético e ao ser chamado, virá imediatamente desferindo luz para as partes doentes de nosso corpo. É necessário, entretanto, que tenhamos em nossa mão uma pedra de cristal de quartzo.

OTBAT: É o gnomo que cuida do caldeirão de ouro. É ele que nos orienta no que se refere ao tema de dinheiro e juízos. Ao chamá-lo, virá para iluminar nossa mente para não nos equivocarmos no caminho do dinheiro e da justiça.

PAN: É um gnomo que se todo invocar em qualquer momento de nossas vidas que nos for exigido calma. A ansiedade e o nervosismo pode nos levar à atos impulsivos e indesejados. PAN também nos ajuda para alcançarmos o entendimento, principalmente o âmbito familiar.

SUMIZIUSS: É o gnomo protetor do dinheiro. Quando estiver financeiramente muito apertado (a) é a ele que se deve invocar para nos proporcionar riqueza e abundância.

ZOCOSS: É o gnomo do dinheiro, ao qual devemos pedir trabalho. Ele é um grande protetor e administrador monetário que nos orienta com a administração de nosso dinheiro.

Vamos nos harmonizar com os elementais eles estão aqui para nos auxiliar, só estão esperando que nós os chame-mos, para se apresentar. Mais lembre-se temos que estar em harmonia com nosso corpo, nossa mente e principalmente com o entorno de nós.
Beijos com cheiros de grama.
Lua.

4 comentários:

  1. Deixo um beijo e poesia
    A VIDA


    A vida é feita
    De tristeza e de alegria
    De angústia e de certeza
    Mas corremos para a preservar

    A vida é muitas vezes algo que inquieta
    Que nos deixa sem vontade de continuar
    Que nos aperta o coração
    E nos deixa sem vontade de continuar

    Mas é vida e todos a querem
    Corremos sempre com ansiedade
    Com vontade de a fazer vingar
    Pois sabemos que a vida feliz
    É mesmo o nosso objectivo principal
    Nesta vida,tantas e tantas vezes cinzenta.

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  2. Agradecida Lili pela visita e pela bela poesia.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  3. muito boa explicação agora ja conheço gnomos e duendes. Obrigado

    ResponderExcluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.